Em nova edição, realizada nesta quinta-feira (13), o projeto Sessão Londrina promove mais um debate após a exibição gratuita de um filme brasileiro. Desta vez, a obra em cartaz será “A Filha do Palhaço”, dirigida por Pedro Diógenes, que participa do debate online juntamente com uma das produtoras executivas, Caroline Louise. O evento acontece às 19h no Espaço Villa Rica e para participar, basta retirar os ingressos na bilheteria, ou online através do site.
O filme cearense foi lançado nos cinemas brasileiros em maio e conta a história de um reencontro familiar. Joana, uma adolescente de 14 anos, vai passar uma semana com o pai, Renato, que é ator e trabalha como palhaço em bares e casas noturnas de Fortaleza. Até então, os dois não tinham contato algum e a nova convivência é transformadora, com experiências e desafios, até então, desconhecidos.
Com as novidades do mundo da paternidade para Renato, “A Filha do Palhaço” também levanta questões importantes sobre sexualidade, parentalidade e traumas familiares. Além disso, a personagem de Renato em shows de stand-up, Silvanelly, é inspirada em “Raimundinha’’, personagem de Paulo Diogenes, humorista e primo do diretor do longa, que faleceu neste ano.
Estreia de Lis Sutter, protagonista, a obra coleciona prêmios pelo Brasil inteiro, como Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte e Melhor Ator, no 16º For Rainbow - Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero (2022), Melhor Ator, no 32º Cine Ceará (2022), Melhor Filme pelo Júri Popular e Júri de Imprensa, na 9ª Mostra de Cinema de Gostoso (2022), entre outros.
Sobre o projeto
O Sessão Londrina é um evento de promoção do cinema brasileiro. Com curadoria de Caio Cesaro e realização do Espaço Villa Rica, o projeto foi uma das propostas aprovadas em edital da Lei Paulo Gustavo publicado pela Secretaria Municipal de Cultura. A iniciativa visa exibir filmes brasileiros reconhecidos artisticamente pela crítica e pelo público e realizar debates com a participação online (conferências por vídeo) de representantes da equipe técnica e artística dos filmes convidados. Seis edições do projeto estão previstas para acontecerem, periodicamente, ao longo de 2024. Como uma contrapartida aos produtores e distribuidores de cada filme convidado, o Espaço Villa Rica compromete-se a exibi-los comercialmente, ao menos, pelo período de uma semana.