Cidade

Flores, velas e lembranças marcam o feriado religioso em Cascavel

02 nov 2023 às 13:03

Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim ainda que venha morrer viverá. A citação bíblica do evangelho de João na lápide representa o real sentido do dia de finados. Sentido este reforçado nas palavras do bispo auxiliar de Cascavel dom Donizete Aparecido.


Dom Donizete conduziu a primeira das quatro missas no cemitério central de Cascavel. A celebração começou as 7 da manhã e a tenda montada para a programação de finados ficou lotada. Outra missa ocorreu as 9 horas. Ainda hoje serão realizadas mais duas missas no cemitério central, uma às 5 da tarde e outra as 7 da noite, que vai encerrar a programação de finados.


Logo após a celebração da manhã, os fiéis começaram a visitação aos túmulos dos entes queridos já falecidos. Para a Clarice, finados é uma data de saudade.


Para recordar os bom momentos dos falecidos, ela teve companhia da Jô, que falou do que representa a data. A Marilda aproveitou o feriado para levar flores para os parentes falecidos. Mas ela costuma visitar o cemitério mais vezes ao longo do ano.


Muita gente visita o cemitério para homenagear todos que ja partiram com a queima de velas no cruzeiro, orações e cânticos.


E do lado de fora do cemitério, o dia de finados, que é uma data de fé e de saudade, oferece uma possibilidade de bons negócios.