A Feira Flua Cultura promove na próxima quarta-feira (16), na Sala do Empreendedor Londrina, o “Mutirão Abre MEI”, das 15h às 19h. A ação responde a uma necessidade identificada pelos organizadores da Feira nas edições anteriores que perceberam que muitos dos potenciais expositores ainda não haviam regularizado sua situação como empresa. Isso é crucial para a participação em editais que requerem um CNPJ para a emissão de notas fiscais e uma condição relacionada às regras de prestação de contas definidas para projetos financiados com recursos públicos. O evento, em parceria com a Sala do Empreendedor Londrina, é uma oportunidade aos artistas de saírem da informalidade e partirem para uma jornada de profissionalização e crescimento como empreendedores.
Voltado para artistas expositores, artesãos e criadores independentes que produzem e comercializam o próprio trabalho, a iniciativa vai oferecer um suporte para a formalização dos empreendedores, permitindo que tenham acesso a benefícios importantes para o crescimento e fortalecimento de seus negócios. “No evento teremos agentes do Sebrae que estarão disponíveis para realizar a abertura de novos CNPJs e auxiliar na regularização de MEIs já existentes, ajudando com pendências, atualização cadastral e outras questões burocráticas. A equipe de produção do coletivo Flua Cultura também estará presente para orientar os participantes e oferecer apoio durante todo o processo”, afirma Rafaela Rodrigues, produtora e uma das idealizadoras do projeto.
“A formalização como Microempreendedor Individual permite mais segurança e oportunidades no mercado. Além da emissão da nota fiscal, para a participação em feiras, editais e eventos com pagamento formal, o acesso a benefícios previdenciários, como aposentadoria e auxílio-doença, e facilidade na obtenção de crédito e financiamento que pode auxiliar no crescimento do negócio”, explica.
EDITAL ABERTO - Devidamente inscritos como MEI, os potenciais expositores ainda têm tempo de se inscreverem no edital para quatro Feiras Flua Cultura de 2025. O edital único, aberto até o dia 18 de abril, vai selecionar 48 expositores e 16 atrações artísticas para as edições do evento. Um dos grandes diferenciais é a ajuda de custo aos expositores de R$ 250,00, graças ao patrocínio do Governo Federal por meio do Ministério da Cultura e da Fundação Cultura Artística de Londrina – FUNCART, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB, viabilizada pela Secretaria de Cultura de Londrina e com produção do coletivo Flua Cultura. A primeira feira acontece no dia 10 de maio, ocasião mais do que perfeita para a oferta de presentes diferenciados.
A Sala do Empreendedor Londrina fica na Rua Pernambuco, 162. Todas as informações estarão disponíveis nos canais oficiais da Flua Cultura, no site www.fluacultura.com.br e nas redes sociais do projeto, no Facebook e Instagram. A Feira Flua Cultura tem o patrocínio do Governo Federal por meio do Ministério da Cultura e da Fundação Cultura Artística de Londrina – FUNCART, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB, viabilizada pela Secretaria de Cultura de Londrina. Produção do Coletivo Flua Cultura com apoio da UEL FM.