Cidade

Forças de segurança realizam simulado de crimes violentos em Cascavel

05 jun 2024 às 13:03

Se deparar com crimes violentos, está aí algo que a maioria de nós não está preparado para passar. Ao mesmo tempo tem quem está pronto justamente para enfrentar situações assim. São nesses momentos que contamos com a inteligência, treinamento e agilidade das equipes de segurança. O preparo é feito com simulações daquilo que pode vir a acontecer... Acompanhamos de perto e em segurança, parte desse trabalho das equipes policiais. Nos sentimos realmente dentro de uma cena de crime.


A simulação foi de um ataque na cidade de Cascavel, em uma situação parecida com o megaassalto registrado em Guarapuava em 2022. A ação contou com agentes do comando de missões especiais, Guarda municipal, Polícias Civil, Militar, Penal Federal e Estadual e Rodoviária Federal. Nessa simulação que acompanhamos, as equipes tiveram que atuar com grande aparato para enfrentar os criminosos fortemente armados, que tentaram realizar um assalto ameaçando a segurança de civis.


Mesmo os suspeitos utilizando bombas e armamento pesado. As equipes policiais conseguiram retomar rapidamento o batalhão.


Essa é uma simulação em que a imprensa foi autorizada a acompanhar, mas longe das câmeras, essas equipes de segurança se atualizam incansavelmente em treinamentos com foco direcionado em não dar chance para a criminalidade.


Ninguém chega despreparado, nem poderia. Só vai para linha de frente quem recebeu treinamento e instruções que permitem enfrentar cenas de crimes assim.


A simulação seguiu madrugada adentro, as equipes de segurança continuaram nas ruas em busca dos suspeitos.


Ninguém quer estar em cenas de crimes violentos, mas essas equipes escolheram fazer parte da segurança pública e com isso, vem também a responsabilidade de enfrentar situações desafiadoras.