Cidade

Forças de Segurança lançam a Operação Sinergia, da Missão Paraná, em Cambé

16 set 2025 às 11:34

Ao longo desta semana, as forças de segurança de Cambé participam da Operação Sinergia, dentro da Missão Paraná da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). O lançamento ocorreu na segunda-feira (15), no Centro Esportivo Castelo Branco, com a presença do secretário Hudson Leôncio Teixeira, do prefeito Conrado Scheller e de agentes de diversas áreas de segurança. Até sexta-feira (19), o policiamento será reforçado, com ampliação da prevenção de crimes e intensificação da repressão qualificada na região Norte do Estado, além de reuniões com autoridades locais e exposição de material à comunidade.


A Operação Sinergia inclui:


  • Cumprimento de mandados de prisão e outras medidas cautelares;

  • Fiscalização de veículos e pessoas sob fundada suspeita;

  • Patrulhamento ostensivo e preventivo, aumentando a sensação de segurança e prevenindo crimes;

  • Fiscalização de pontos sensíveis, áreas de grande deslocamento e rodovias;

  • Abordagem de pessoas mediante fundada suspeita.


A Secretaria de Estado de Segurança Pública atuará também em outras cidades do Norte do Estado. Servidores vão promover palestras com agentes policiais, reunir-se com prefeitos, deputados, vereadores e comunidade para identificar demandas locais e implementar ações mais efetivas de segurança pública.

A Operação integra a Polícia Militar, por meio da 11ª Companhia Independente, unidades do Choque, Rone, Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Científica, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito e Guarda Municipal de Londrina.


O prefeito Conrado Scheller destacou que a parceria com o governador Ratinho Junior e o secretário Hudson Teixeira traz benefícios à população. “Essa união é essencial para tornar Cambé uma das cidades mais seguras do Paraná, com investimentos em equipamentos, tecnologia, viaturas, armamento e mais de 200 câmeras, contribuindo para que Cambé seja exemplo em segurança pública”, afirmou.


O secretário Hudson Teixeira ressaltou que a operação cria uma sinergia na região Norte para coibir crimes, ampliar o patrulhamento e capacitar agentes. “Será possível retirar da rua marginais que estão soltos e ouvir a sociedade, prefeitos e vereadores, garantindo atendimento mais ágil às demandas”, disse.


Missão Paraná II


Além de Cambé, a ação terá sedes em Londrina, Cornélio Procópio, Jacarezinho e Ibiporã, abrangendo cerca de 66 cidades e alcançando mais de 1,5 milhão de pessoas. Todo o efetivo operacional e administrativo foi mobilizado para fortalecer a presença do Estado nas ruas e aproximar as forças policiais da população.


A iniciativa inclui interação com a sociedade, com exposições e atividades abertas ao público, mostrando equipamentos, veículos e tecnologias, valorizando a atuação conjunta das corporações e aproximando cidadãos dos profissionais de segurança.