Cidade

Formandos da Escola Municipal de Teatro têm apresentações no próximo mês em Londrina

30 nov 2024 às 11:10

A Escola Municipal de Teatro de Londrina da Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart), com apoio da Secretaria de Municipal de Cultura (SMC), divulga sua agenda de espetáculos de formatura de 2024. As duas apresentações deste ano trazem histórias que falam sobre memória, saudade e esperança, além de abordar temas como a corrupção de forma crítica e bem-humorada.


O espetáculo “O Ilustre Visitante” será encenado entre terça-feira (3) e o dia 15 de dezembro. Já a segunda peça, “Um Canto de Aleluia: A Jornada de ‘Hoje é Dia de Rock’”, terá apresentações de 10 a 15 de dezembro.Todos os eventos serão sempre às 20h. O valor do ingresso no dia da apresentação será de R$ 40. Para quem antecipar a compra ou tiver direito a meia-entrada, o preço será de R$ 20. As compras dos ingressos podem ser feitas pelo site Sympla.com.br/produtor/funcart. Os espetáculos serão realizados na sede da Funcart, localizada na rua Senador Souza Naves, 2.380, ao lado do Lago Igapó.


Ao todo, se apresentarão 46 alunos, que encerram o ciclo de dois anos de formação na Escola de Teatro. “Todos os alunos, além de atuarem, participam ativamente da produção da peça, tanto no texto, como na montagem de cenário e de figurino”, explicou o coordenador da Escola de Teatro da Funcart, Silvio Ribeiro.


A próxima turma da Escola Municipal de Teatro começa nos próximos dias e as inscrições podem ser realizadas na sede da Funcart. A idade mínima para matricula é de 15 anos.



O Inspetor Geral


A apresentação da primeira semana é uma adaptação da peça “O Inspetor Geral”, do russo Nikolai Gogol. A obra conta a história da pequena cidade com o sugestivo nome de Prevaricolândia, que recebe a notícia da visita de um suposto funcionário do Estado, deixando o prefeito e os demais políticos em pânico, tentando ocultar as irregularidades na administração pública.


A coordenação da peça é de Silvio Ribeiro. A direção fica por conta da dupla Carol Ribeiro e José Silva. O elenco é formado pelos alunos Alex Imes, Aya, Bruno Ribeiro, Bruno Yudi Watanabe, Cezar Scalli, Clara Carvalho, Davi Quadros, Fab Novaes, Francisco Beraldo, Geórgia Garcia, Hebert Blaese, Isabelle Proença, Laura Bueno, Leticia de Lima, Nathalia Rotta, Pedro Trovão, Ranara Taissa, Sofia Cornwell, Tânia Mara, Xarxel Garcia. O texto é uma criação coletiva.




Um Canto de Aleluia: A Jornada de “Hoje é Dia de Rock”


A segunda semana apresenta um musical inspirado na peça “Hoje é dia de rock”, do dramaturgo mineiro José Vicente. O público acompanhará uma família que enfrenta mudanças na busca de seus sonhos, após saírem do interior de Minas Gerais, com destino à cidade de Fronteira. Embalada pelas músicas de Belchior, a peça trata de liberdade e do espírito humano, abordando temas como memória, saudade e esperança.


A coordenação desta peça também é de Silvio Ribeiro. A direção é de José Silva, enquanto que a direção musical fica por conta da Monique Kodama e a direção coreográfica está sob responsabilidade de Eduarda Nishikawa. O texto foi escrito por José Vicente. O elenco de atores é formado pelos alunos Ana Júlia Santos, Brian Silva, Chissa, Francisco Beraldo, Gabriela Aya, Hebert Blaese, Júlia A. Sanches, Júnior Reghin, Laura Fittipaldi, Nicole Frech, Silvia França, Sofia Contu, Willer Sueiro. O coro é formado pelo alunos Ana Paula Cavalheiro, Bruno Ribeiro, Davi Quadros, Day Ribeiro, Felipe Candotti, Hillary Alves, Michelly, Maria Cavequia.