O Rio Paraná tem papel fundamental na história e no desenvolvimento de Foz do Iguaçu. No entanto, diferentemente de grandes cidades que integram seus rios à paisagem urbana, Foz tem sido criticada por ter "dado as costas" ao rio. Durante anos, a região foi marcada por atividades ilegais como contrabando e descaminho. Agora, um novo projeto visa transformar essa realidade, criando uma orla moderna e um espaço de lazer para a população.
A Itaipu Parquetec entregou à Prefeitura de Foz do Iguaçu o Projeto Urbanístico Sustentável da Beira Foz, que prevê a revitalização de 4,5 quilômetros da Avenida Beira Rio. O projeto, orçado em R$ 113 milhões, foi elaborado com um investimento de R$ 5,5 milhões da Itaipu e está dividido em seis fases.
Atualmente, a prefeitura busca captar os recursos necessários para viabilizar a execução das obras. Além da Beira Foz, também está em análise um projeto para a construção de uma Arena Multiuso, que pode agregar ainda mais infraestrutura e oportunidades à cidade.
Embora ainda não haja uma data definida para o início das obras, a conclusão do projeto da Beira Foz é vista como um passo fundamental para o desenvolvimento econômico dos bairros próximos à Ponte Internacional da Amizade.