Cerca de 400 canetas injetáveis usadas para emagrecimento foram apreendidas na Ponte Internacional da Amizade, que fica em Foz do Iguaçu. De acordo com a Receita Federal, o medicamento foi encontrado nesta quarta-feira (18), dentro de um veículo com placas brasileiras.
Os itens eram transportados ilegalmente em um fundo falso no porta-malas do carro que tentava cruzar para o lado brasileiro. Dois casais estavam no veículo, que tinha como destino o município de Dracena, em São Paulo.
O motorista se declarou como responsável pela carga, mas os quatro envolvidos foram encaminhados para a Polícia Federal para as medidas cabíveis. Os medicamentos não estavam sendo armazenados da maneira correta e estavam sendo transportados sem refrigeração.
Além disso, não apresentavam garantia de autenticidade e por essas questões apresentavam risco notável a saúde pública.
Em abril, a Anvisa definiu um controle mais rigoroso na prescrição e venda destes medicamentos para emagrecimento. Agora, a prescrição médica deve ser feita em duas vias e a venda só pode ocorrer com a retenção da receita na farmácia, da mesma foram como acontece com os antibióticos. A validade das receitas é de até 90 dias a partir da data de emissão.