O maior centro de convenções do sul do país, localizado em Foz do Iguaçu, foi declarado como sendo de utilidade pública, isso é um passo à frente para que o Governo do Estado passe a administra-lô. A decisão foi oficializada com a assinatura do decreto nº 9818 pelo governador Ratinho Junior, que declara o imóvel como de utilidade pública.
Inaugurado em 2004, após quase duas décadas de obras iniciadas em 1986, o espaço possui mais de 100 mil metros quadrados de área total, sendo 31 mil metros quadrados de área construída. Localizado ao lado do aeroporto, foi projetado para impulsionar o turismo de eventos na região da tríplice fronteira.
Com o passar dos anos, a estrutura foi se deteriorando e perdeu relevância diante dos novos espaços construídos por hotéis na cidade. Atualmente, a agenda de eventos realizada no local já não é suficiente para justificar os custos de manutenção. Segundo a administração, a prefeitura de Foz do Iguaçu investe cerca de R$ 110 mil por mês, totalizando mais de R$ 1,3 milhão por ano. O centro possui acionistas, mas a iniciativa privada detém apenas uma participação minoritária.
Com a desapropriação, o Governo do Paraná pretende revitalizar e modernizar o espaço, com foco na atração de eventos e, se viável, o uso para outras finalidades. Mesmo com a mudança, os eventos já programados, e outros que ainda possam ser agendados, devem continuar sendo realizados até pelo menos março do próximo ano.
Os recursos que antes eram destinados à manutenção do Centro de Convenções serão agora direcionados pela prefeitura para a construção do passo municipal, que reunirá a sede da administração e as secretarias atualmente espalhadas por diferentes endereços na cidade.