Foz do Iguaçu

Estado aprova projeto de concessão de uso do Centro de Convenções de Foz do Iguaçu

29 jul 2025 às 19:08

O Governo do Paraná, por meio do Conselho de Parcerias (CPAR), aprovou nesta segunda-feira (28) o projeto para a parceria de concessão de uso do Centro de Convenções de Foz do Iguaçu. O objetivo é promover a revitalização e modernização do equipamento público, que fica em frente ao local onde será construído o Centre Pompidou Paraná.


O Centro de Convenções, até então gerido por uma entidade com participação majoritária da Prefeitura de Foz do Iguaçu, possui uma área construída de 31.863 metros quadrados em um terreno de 100 mil metros quadrados, localizado próximo ao aeroporto da cidade. A estrutura passará por ampla reforma para melhorar o espaço, o estacionamento e a infraestrutura.


A aprovação do projeto pelo CPAR abre caminho para a consulta pública, prevista para ocorrer dentro de duas semanas, seguida de análise pelo Tribunal de Contas do Estado e da elaboração do edital de licitação para escolher o parceiro privado que irá assumir a concessão.


Segundo o secretário de Estado da Administração e da Previdência, Luizão Goulart, a revitalização do Centro de Convenções representa uma grande oportunidade para o turismo no Paraná, especialmente pela localização estratégica no Caminho das Cataratas, perto do aeroporto e do futuro Centre Pompidou Paraná.

O modelo jurídico aprovado para o projeto é a Concessão de Uso, que permitirá, além da modernização do espaço existente, a adaptação para outras finalidades, conforme acordo com o parceiro vencedor da licitação.


O projeto conta com participação da Secretaria de Estado do Turismo e está alinhado com os objetivos do governo Ratinho Junior de promover o desenvolvimento regional do Paraná.


O Conselho de Parcerias do Paraná, criado em 2019, é o órgão responsável por deliberar e acompanhar os projetos do Programa de Parcerias do Paraná, visando a implementação de parcerias público-privadas no estado.