Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu tem 589 pessoas em situação de rua e 30% afirmam usar drogas diz censo

17 set 2025 às 22:14

O primeiro censo realizado em Foz do Iguaçu revelou que 589 pessoas vivem nas ruas da cidade. A maioria está concentrada nas regiões Oeste e Leste.


Dos moradores de rua, 489 são homens, 53 mulheres, além de pessoas trans e travestis, e 27 casos sem identificação de gênero. A pesquisa foi feita entre 19 e 31 de agosto por uma força-tarefa que envolveu a Secretaria de Assistência Social, universidades e entidades parceiras.


O levantamento mostrou que a maior parte dessa população é composta por adultos jovens, mas também há 41 idosos vivendo em situação de rua. Mais da metade declarou não consumir álcool, enquanto cerca de 30% afirmaram usar drogas psicoativas.


Outro dado importante apontado pela pesquisa é a origem dessas pessoas: a maioria veio de outros estados ou municípios do Paraná, e 97 são estrangeiros. O censo também revelou que 180 pessoas vivem nas ruas há mais de 15 anos.


As informações obtidas permitem à Prefeitura elaborar um mapa detalhado da situação nas ruas, possibilitando ações mais efetivas de acolhimento e reinserção social. Segundo Alex Thomazi, secretário de Assistência Social, os dados do CadÚnico não retratavam a dimensão real do problema, e que agora a secretaria pode tomar decisões mais acertivas para resolver o problema. 


O sistema utilizado no censo será expandido para 50 cidades do Paraná, que concentram 90% da população em situação de rua no estado. A expectativa é que, com políticas integradas, esse número possa ser reduzido nos próximos anos.