Foz do Iguaçu

Professores e pedagogos participam do 4º Congresso de Formação em Foz do Iguaçu

11 set 2025 às 23:11

A educação pública do Paraná está em Foz do Iguaçu esta semana para o 4º Congresso de Formadores, que reúne cerca de 800 participantes, incluindo 417 formadores ativos da rede estadual.


Desde 2025, esses profissionais já atenderam mais de 59 mil cursistas e registraram cerca de 3 milhões de horas de formação. “Nós temos várias áreas, que vão desde a tecnologia até a educação especial”, destacou o secretário de Estado da Educação do Paraná, Roni Miranda.


O programa Formadores em Ação, criado em 2020, é o maior de formação continuada do Brasil, oferecendo cursos em até 74 temas diferentes. Segundo a chefe do núcleo, Gilmara Weingartner, o objetivo do evento é que a formação faça a diferença na sala de aula.


O congresso inclui oficinas, palestras e a premiação dos formadores que se destacaram, como os Formadores Ouro, destacou a pedagoga Maria Verônica Grachinski, que afirmou que sua maior conquista foi a aproximação da teoria com a prática.


Na programação, está a Feira de Inovação e Protagonismo Estudantil, com quase 90 alunos apresentando projetos criativos, que vão de robótica à cultura indígena.


O evento segue até quinta-feira e será encerrado com uma palestra interativa sobre Inteligência Artificial, com representantes do Google.