Na tarde do último domingo (27), por volta das 15h, um bebê de seis meses se engasgou com papinha no município de Foz do Iguaçu, no Paraná. A família acionou imediatamente o Corpo de Bombeiros, que enviou uma ambulância ao local.
Desesperados, os pais da criança não esperaram o socorro e correram até o quartel do Corpo de Bombeiros da Vila, que fica próximo à residência da família. Ao chegarem ao local, o bebê já estava com a pele azulada, sinal de que o oxigênio não estava chegando aos pulmões.
O 1º Tenente Jesse Winck, Oficial de Área naquele momento, se preparava para outra ocorrência, mas interrompeu tudo para prestar atendimento. Com técnica e rapidez, o militar realizou as manobras corretas de desengasgo e, em poucos minutos, restabeleceu a respiração do bebê. Toda a ação foi registrada por câmeras de segurança, cujas imagens foram divulgadas pelo Corpo de Bombeiros
Durante o atendimento, o tenente comunicou a situação via rádio, redirecionando a equipe da ambulância e o médico do SAMU, que estavam a caminho do endereço inicial. Os socorristas seguiram até o quartel dos bombeiros, onde a equipe médica concluiu os atendimentos e constatou que o bebê estava bem e não precisaria ser hospitalizado.
Diante da situação, que apesar de desesperadora é mais comum do que se imagina, o Corpo de Bombeiros de Foz do Iguaçu lançou uma campanha de conscientização em seu perfil oficial no Instagram, o @bombeirosfozdoiguacu, com orientações sobre como agir em casos de engasgamento infantil.