A manhã desta segunda-feira (16) foi de tensão para moradores de um edifício na Rua Ernane Lacerda de Ataíde, na Gleba Palhano, zona sul de Londrina. Um princípio de incêndio em um apartamento no 13º andar mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros do Paraná, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate), além de provocar a evacuação imediata do prédio.
Apesar da grande quantidade de fumaça que saía do imóvel, não houve registro de chamas de grandes proporções. Os bombeiros entraram no apartamento e constataram que não havia focos ativos de fogo. O trabalho se concentrou na ventilação tática para dissipar a fumaça acumulada e eliminar riscos de intoxicação.
Como os proprietários do imóvel estão viajando, uma diarista que possuía as chaves auxiliou na entrada das equipes de resgate. Nenhum morador ficou ferido. No entanto, funcionários do condomínio que tentaram realizar a primeira intervenção acabaram inalando fumaça e procuraram atendimento médico por conta própria.
As causas do incidente seguem sob análise técnica. Entre as hipóteses levantadas estão um possível curto-circuito na rede elétrica do apartamento ou uma reação química relacionada a um procedimento de dedetização realizado recentemente no local.
Após a vistoria completa e a confirmação de que não havia mais riscos, o Corpo de Bombeiros autorizou o retorno dos moradores aos apartamentos por volta das 10h.