Mais de cinco mil consumidores de Cascavel ficaram sem acesso à internet no fim de semana após uma ação criminosa registrada na madrugada de domingo (14). O furto de cabos aconteceu na rua Eduardo Tadeu Milane, nas proximidades de prédios públicos como a Escola Gladis Tibola, o Colégio Wilson Jofre e até a Delegacia da Polícia Civil.
Câmeras de segurança registraram a movimentação dos vândalos no momento em que eles cortaram os fios. Apesar do ato, os criminosos acabaram não levando a maior parte dos cabos ao perceberem que não se tratavam de fios de cobre, material comumente visado para revenda ilegal.
Mesmo com o furto concentrado em apenas um ponto da rede, os reflexos foram amplos. Isso porque o local afetado está no início da rede operacional, o que comprometeu o fornecimento de internet em grande parte da cidade, atingindo não apenas residências, mas também órgãos públicos.
A empresa responsável pelos serviços de telefonia e internet passou o fim de semana mobilizada para restabelecer os serviços. O prejuízo estimado já chega a R$ 20 mil, sem contar os custos com mão de obra, os transtornos aos usuários e os novos investimentos que devem ser feitos para reforçar a segurança da rede contra ações de vandalismo.