Cidade

Furto de fios deixa prejuízos aos cofres públicos e população

05 mar 2024 às 12:57

Dia a dia, toneladas de fios de cobre são furtados no Brasil. Com o furto, vem os prejuízos. E não é apenas no bolso, isso por que o crime desencadeia uma série de outros problemas.


Segundo o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel, a quantidade de cabos furtados seria quase suficiente para cobrir uma rota entre Fortaleza e Portugal. Uma distância de 5,7 mil quilômetros.


No ano 2022, no Brasil, foi registrado 4,7 milhões de metros de fios furtados. No ano 2023, houve uma crescente de 15%. O estado de São Paulo lidera o ranking de furtos de fios. Logo atrás do estado paulista, está o Paraná.


Nos primeiros seis meses do ano passado, foram furtados 955 mil metros. O equivalente a distância entre Foz do Iguaçu e Paranaguá. 


Em Cascavel, na última sexta feira houve mais um registro de furto. O caso ocorreu no Estádio Olímpico. Também neste fim de semana, quase 300 metros de fios foram levados de um ginásio no alto alegre.


Outra empresa, que fica no bairro Universitário, também foi alvo de furto. Por lá, em um mês dois furtos de fios geraram prejuízos. Hoje pela manhã quando os funcionários chegaram para trabalhar perceberam que o local estavam sem energia.