Cidade

GDE realiza operação para desarticular grupo que furtava celulares e eletrônicos

06 jun 2024 às 08:10

A Polícia Civil do Paraná, através do GDE (Grupo de Operações Especiais) da 15a SDP de Cascavel, desencadeou na manhã desta quinta-feira (06/06/2024) uma ação simultânea nos estados de Goiás e São Paulo para desarticular um grupo criminoso especializado em furtos vultuosos de aparelhos de telefonia celular e informática. A investigação teve início em maio de 2023 após a invasão de uma loja em um shopping na área central de Cascavel em que foi registrado um dano financeiro estimado em R$ 800 mil. Na ocasião foram furtados dispositivos eletrônicos, dentre eles, IPhones, Ipads, Apple Watches e MacBooks. No total, oito mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão foram expedidos pela 4a Vara Criminal de Cascavel. 


A investigação revelou que as ações dos criminosos eram muitas vezes semelhantes. Assim como o ocorrido em Cascavel, eles burlavam o sistema de abertura de portas eletrônicas e uma vez no interior do estabelecimento arrombavam a vitrine interna de lojas especializadas na comercialização destes equipamentos. Os furtos eram realizados aos domingos quando geralmente os shoppings iniciam primeiro o atendimento na praça de alimentação, porém as lojas permanecem fechadas. 


A Polícia Civil de Cascavel identificou a atuação do grupo também nos estados de Santa Catarina, Minas Gerais, Bahia, Ceará, Goiás e São Paulo. Em agosto de 2023, no município de Itabuna/BA, um empresário se deparou com a loja arrombada ao chegar ao shopping logo após o almoço de domingo. Praticamente todo o estoque foi furtado, o que resultou num prejuízo de quase R$ 100 mil. 


Após o furto realizado em Cascavel, os acusados deixaram o hotel em que estavam hospedados e conseguiram se deslocar por meio de transporte alternativo até Campo Mourão/PR. Depois, embarcaram em um ônibus com destino a Assis/SP e, por último, em outro ônibus até à capital de São Paulo. Dois homens e uma mulher foram identificados como autores do furto tanto em Cascavel quanto em Itabuna/BA. Eles fazem parte de um grupo liderado por uma mulher de 33 anos que responde a 22 processos criminais e ficou conhecida por percorrer o país cometendo furtos vultuosos em shoppings de vários estados.