O dia ainda nem havia amanhecido completamente e o branco da geada já tomava conta de Cascavel nesta quarta-feira (24). Gramados, carros e telhados amanheceram cobertos por uma fina camada de gelo, formando uma paisagem típica de inverno que chamou a atenção de quem precisou sair cedo de casa.
No Lago Municipal, o contraste entre o ar gelado e a água mais aquecida formou uma névoa sobre a superfície, deixando o cenário ainda mais impressionante nas primeiras horas da manhã.
Com a redução das temperaturas e sensação térmica abaixo de zero, a movimentação habitual de corredores e praticantes de atividades físicas foi menor do que o normal. Ainda assim, alguns moradores apareceram para encarar o frio.
Entre eles, seu Graciano, que saiu de casa de ciclomotor para ir ao trabalho, saindo do bairro Maria Luiza. Para enfrentar o trajeto, precisou reforçar o agasalho para suportar as baixas temperaturas.
Já o morador Divalcir aproveitou o início da manhã para contemplar o cenário no lago antes mesmo do nascer do sol. Ele tomou café cedo e foi até o local apenas para observar a paisagem gelada.
A geada também despertou a curiosidade do pequeno Zion, de 8 anos, que viu pela primeira vez a formação de gelo sobre as plantas. Animado, ele pediu à mãe para ver de perto o fenômeno, transformando o momento em uma experiência marcante.
Outros moradores também aproveitaram para registrar o cenário. Rogério, por exemplo, ao levar o filho à escola, parou para fotografar a vegetação coberta pela geada.
Com o passar das horas, o sol começou a surgir e amenizou a sensação de frio, mas o clima ainda seguiu gelado ao longo da manhã. Apesar das baixas temperaturas, há quem não se intimide com o inverno rigoroso. Dona Salete, natural do Rio Grande do Sul, afirmou que o frio registrado em Cascavel não foi problema para sua rotina, já que viveu condições mais extremas em seu estado de origem.
A quarta-feira ficou marcada como uma das manhãs mais frias do ano na cidade, com registro de geada em diferentes regiões e paisagens que reforçaram a força do inverno no Oeste do Paraná.