A possibilidade de integrar câmeras externas de residências e do comércio de rua de Londrina com o Centro Integrado de Comando e Controle da Secretaria Municipal de Defesa Social deve trazer maior segurança para os comerciantes, desde que haja adesão à iniciativa. Para esclarecer as dúvidas e mostrar como a ideia funciona, o Núcleo da Rua Sergipe, do Programa Empreender, da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), está organizando uma reunião nesta quarta-feira (6), às 19 horas, na sede da Associação. O evento vai contar com a presença da Guarda Municipal e será aberto a todos os empresários interessados. A inscrição é gratuita e pode ser feita por este link.
“Nós vamos participar dessa reunião na ACIL para fazer uma apresentação institucional e mostrar quais ferramentas o município dispõe para facilitar a vida do empresário e que também podem contribuir com o poder público. E, depois, vamos interagir para discutir a parceria público-privada que está sendo proposta por intermédio do decreto 959”, destacou o coronel Pedro Ramos, secretário de Defesa Social de Londrina.
Para Silvana Oliveira, moderadora do Núcleo da R. Sergipe, a medida visa melhorar a segurança na cidade: “A Guarda Municipal está com esse projeto e o pessoal do Núcleo entendeu que seria muito oportuno trazer os empresários para incentivá-los a fazer parte. E, com isso, vamos buscar melhorias na questão da segurança do comércio em geral”.
Aprovado em 26 de julho de 2024, o decreto municipal nº 959 autoriza, no âmbito de Londrina, “o compartilhamento de imagens e dados obtidos por câmeras de segurança, monitoramento e/ou vigilância privadas ou de controle, a fim de potencializar o combate à criminalidade, a fiscalização de posturas e o pronto atendimento a situações de urgência e emergência no município”. A parceria pode ser estabelecida apenas para as câmeras direcionadas para vias ou áreas públicas.
A proposta a ser apresentada pela Guarda Municipal estimula a adesão dos estabelecimentos comerciais ou mesmo residenciais pelo preenchimento gratuito de um formulário online, ampliando a atuação e a segurança da localidade, uma vez que o serviço também utiliza da inteligência artificial para identificar pessoas e veículos suspeitos.