Cidade

GM registra 95 denúncias de descumprimento de decretos no fim de semana

08 fev 2021 às 18:26

A Secretaria Municipal de Defesa Social divulga o balanço da fiscalização de combate à pandemia no município entre os dias 5 e 7 de fevereiro. Ao todo, 95 denúncias foram recebidas pela central da Guarda Municipal (GM), referentes ao descumprimento do decreto, resultando na lavratura de 36 termos de constatação.

Na última sexta-feira (5), a operação da GM intensificou a fiscalização em alguns locais que já foram alvos de denúncias, anteriormente. A fiscalização aconteceu na área urbana e distritos rurais da zona sul. Apenas no distrito de Guaravera foram encontradas irregularidades. Ao todo, 17 pessoas receberam multa por terem sido flagradas não utilizando a máscara. Foram lavrados também seis autos de infração de trânsito e três multas referentes à lei seca municipal.

Na área urbana três locais foram interditados pelas equipes, sendo dois bares na Gleba Palhano – que estavam com aglomeração de pessoas – e uma tabacaria por estar aberta fora do horário, na zona oeste. No início da madrugada de sábado (6), as equipes atenderam denúncias de aglomeração nas escadarias do Zerão e nas imediações do Jardim Botânico. Foram lavrados 30 autos de infração de trânsito.

Principais ocorrências
Na noite de sábado (6), após denúncias, as equipes flagraram um estabelecimento na zona oeste com pessoas consumindo narguilé, o que é proibido de acordo com o Decreto nº 1.352/2020, artigo 26. O responsável foi identificado e foi feita lavratura de um termo de constatação pela irregularidade.

No início da madrugada de domingo (7), a Guarda Municipal interditou uma distribuidora de bebidas na zona norte, após flagrar o estabelecimento em pleno funcionamento fora do horário permitido. Durante a manhã de domingo, a central da GM recebeu três denúncias de partidas de futebol em várias regiões da cidade. Todas foram atendidas e encerradas pelas equipes. Na parte da tarde, dois espaços de festas foram fiscalizados e tiveram as atividades encerradas. Um bar localizado na zona oeste também foi alvo da fiscalização. No momento da fiscalização, mais de 100 pessoas foram flagradas aglomeradas. Foi lavrado termo de constatação em nome do responsável.

Por volta das 22h de ontem, as equipes da Guarda Municipal flagraram um estabelecimento aberto novamente. O local já tinha sido interditado na noite de sábado (6). Diante do fato foi lavrado um novo auto de infração e um de interdição. A documentação será encaminhada para secretaria de Fazenda para providências.