Cidade

Golpe em máquinas de cartão causa prejuízo a comerciantes na zona oeste de Londrina

29 jan 2026 às 10:42

Um casal suspeito de aplicar um golpe em estabelecimentos comerciais nos bairros Jardim Bandeirantes, Leonor e Sabará, na zona oeste de Londrina, está sendo procurado pela polícia. Pelo menos quatro comerciantes já registraram prejuízos com a ação criminosa.


O golpe ocorre quando os criminosos utilizam um comando na máquina de cartão para imprimir a última via referente a uma venda anterior, em vez de processar o pagamento real. Na correria do atendimento, o funcionário confia no comprovante impresso e entrega a mercadoria. O problema só é percebido horas depois, quando o relatório de vendas do banco não bate com os comprovantes físicos.


Segundo a Polícia Militar, o casal é formado por um homem, que usa tornozeleira eletrônica, e uma mulher. Eles entram nos estabelecimentos, escolhem produtos e pedem para “testar o limite” do cartão. Nesse momento, pegam a máquina e realizam a manobra de reimpressão da via, enganando atendentes. Uma das vítimas relatou perda de R$ 250 em uma única compra fraudulenta.


O 5º Batalhão da Polícia Militar orienta que os comerciantes não entreguem a máquina de cartão aos clientes e fiquem atentos a detalhes do comprovante, como horário e valor da transação. A PM também recomenda participação em grupos de “Polícia de Proximidade”, que ajudaram a identificar rapidamente esse padrão de crime na região.


Comerciantes que identificarem o casal ou presenciaram a tentativa de golpe devem ligar imediatamente para o 190.