Cidade

Governo Federal vai fazer pente-fino nos benefícios do CadÚnico

15 fev 2023 às 16:39

O Governo Federal planeja revisar os beneficiários do CadÚnico, que dão acesso ao Bolsa Família. Dos 22 milhões de cadastros do Auxílio Brasil, pouco mais de 11% apresentaram indícios de irregularidades. O levantamento foi realizado no ano passado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).


Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social, em Londrina, o número de inscrições saltou de 49 mil em 2019, para 73 mil, em 2022, sendo que mais de 26,5 mil famílias declaram ter renda zero. 


“São várias situações, mas o ponto chave é que o não-recadastramento e a não-verificação incidem em famílias receberem o benefício quando não podiam ou não receberem quando deviam", disse a secretária de Assistência Social, Jacqueline Micali.


A partir de março, quem está no CadÚnico deve ser chamado para um recadastramento, que deverá ser feito pelas prefeituras. Cerca de 5 milhões de beneficiários devem passar por esse processo até o fim do ano. Em Londrina, a secretaria de Assistência Social aguarda os detalhes para planejar as ações.


A secretária reforça a importância do acompanhamento constante dos beneficiários para que não haja injustiças. "Agora houve uma mudança no Bolsa Família. Antes era R$ 600, agora tem mais R$ 150 por criança até 6 anos”, finalizou Micali.