Cidade

Greve nos Correios: trabalhadores do Centro de Distribuição param por tempo indeterminado

15 jul 2025 às 12:15

Os trabalhadores do Centro de Distribuição Domiciliar dos Correios em Cascavel iniciaram uma greve por tempo indeterminado na manhã desta terça-feira (15). A paralisação foi decidida após uma assembleia promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Paraná (Sintcom), que representa a categoria no estado.


Segundo o sindicato, 85% dos funcionários aderiram à greve. A principal queixa é contra a implantação do novo sistema de entregas chamado “Entrega Unificada”, que, de acordo com os trabalhadores, aumentou a carga de trabalho e comprometeu a qualidade do serviço. Eles reivindicam o retorno ao modelo antigo de distribuição.


A paralisação afeta apenas o serviço de entrega domiciliar. Os demais atendimentos da agência dos Correios de Cascavel seguem funcionando normalmente, incluindo o envio e recebimento de encomendas.

Movimentos semelhantes de paralisação também ocorrem em outras cidades do Paraná nesta terça-feira, com assembleias sendo realizadas em centros de distribuição por todo o estado.


Em nota os Correios informaram que: 

A paralisação é parcial e temporária e os Correios já adotaram as medidas para assegurar a continuidade das operações.


A estatal está revisando sua estrutura logística e otimizando a malha de distribuição para dar mais eficiência e qualidade aos serviços prestados à população. A iniciativa também irá proporcionar mais bem-estar físico e mental aos empregados. Vale destacar que a atual gestão dos Correios restabeleceu o diálogo com as entidades sindicais e que mantêm canais abertos com as trabalhadoras e trabalhadores por meio de uma mesa de negociação permanente. Os Correios seguem comprometidos em ampliar gradualmente a cobertura de entrega, respeitando os parâmetros técnicos e operacionais vigentes.