Cidade

Guarda Municipal identifica suspeita de pichar muro na Avenida Leste Oeste

20 ago 2024 às 12:23

A Guarda Municipal de Londrina identificou a mulher que foi flagrada por populares como suspeita pela pichação de um muro próximo ao viaduto da Avenida Leste-Oeste na noite do último domingo (18). Todas as informações foram repassadas para a Polícia Civil, para que o caso seja investigado e para que sejam tomadas as devidas providências. 


A pichação é considerada um crime ambiental que degrada o espaço público e contribui para a desvalorização dos bens coletivos. No âmbito administrativo, a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) também está tomando as medidas necessárias para a lavratura da autuação, pelo descumprimento da Lei Municipal 12.685/2018, que prevê multa de R$5 mil, ou dobrada em caso de reincidência. Além disso, quem for flagrado praticando o ato pode responder criminalmente.


A jovem já havia sido apreendida pela Guarda Municipal na madrugada do dia 5 de abril, junto com um homem de 28 anos, após terem pichado um estabelecimento comercial na rua Guaporé, na região central. Na ocasião, ela tinha 17 anos, mas agora tem 18 e pode responder criminalmente pelo ato.


Ajuda da população


A Guarda Municipal de Londrina tomou conhecimento do ocorrido por meio de vídeos que circularam nas redes sociais, mostrando o flagrante da jovem pichando o viaduto da avenida Leste-Oeste. As imagens, que rapidamente ganharam repercussão online, foram fundamentais para a identificação da autora do ato e a rápida ação das autoridades.


Esse exemplo ressalta a importância da colaboração da comunidade na preservação do espaço público e no combate a práticas que prejudicam o meio ambiente e a cidade. Quem flagrar qualquer pessoa depredando o patrimônio público de Londrina deve denunciar para o telefone 153 da GM, pelo aplicativo 153 Cidadão.