Há 19 anos, o Brasil aprovava a Lei Maria da Penha, marco no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. A legislação criou mecanismos para coibir e prevenir diferentes formas de agressão, incluindo física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, garantindo direitos e proteção às vítimas.
Em Cascavel, o impacto da lei e das campanhas de conscientização é percebido no crescimento das denúncias. Nos primeiros sete meses de 2025, a Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal atendeu 620 casos — 16 a mais que no mesmo período do ano anterior. Considerando todo o ano de 2024, foram 1.035 atendimentos, o que mostra que só nos primeiros sete meses deste ano já foram registrados quase 60% desse total.
Especialistas afirmam que o aumento nas denúncias não necessariamente indica mais violência, mas sim que mais mulheres têm coragem de buscar ajuda, resultado das campanhas educativas que vêm sendo realizadas.
O mês de agosto marca a campanha nacional Agosto Lilás, que reforça a conscientização sobre a violência contra a mulher e incentiva a denúncia como a principal ferramenta para romper o ciclo de agressões.
A Guarda Municipal de Cascavel reforça que todas as mulheres que sofrem algum tipo de violência devem denunciar. O atendimento pode ser feito pelos telefones 153 (Guarda Municipal) e 190 (Polícia Militar), ou presencialmente na Rua da Bandeira, 1301.
O silêncio mata. Denunciar é o primeiro passo para a proteção e o fim da violência.