Nesta sexta-feira (21), em uma solenidade, foram entregues ao Hoftalon, Hospital de Olhos de Londrina, 100 mil armações e óculos de grau e mais 26 mil lentes, equivalente a 1,5 milhão de reais em produtos que foram apreendidos pela Receita Federal de Tocantins (RF-TO), feitas principalmente em área de fronteira seca.
“A Receita Federal fiscaliza a entrada de todo tipo de produto no país. Quando esse produto entra de forma irregular, ele se torna um produto ilegal. Então todos os produtos doados aqui são fruto do crime, que foi combatido pela Receita Federal nas suas operações”, explicou o delegado Ricardo Magalhães, de Tocantins.
A parceria entre o Hoftalon e a Receita Federal de Tocantins surgiu da dificuldade de encontrar instituições sérias para doar os produtos apreendidos, que muitas vezes acabam destruídos.
O Hoftalon foi escolhido pela RF-TO por conta do trabalho de impacto social desenvolvido pelo hospital. Fundado em 1992, foi o primeiro hospital de olhos do sul do Brasil e é hoje o maior centro de tratamento de glaucoma do Paraná, e o segundo maior de transplantes de córnea.
Parte das doações serão destinadas ao projeto “Hoftalon nas escolas”, que atende crianças da periferia que tem problemas de visão.