Um homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil por crime ambiental na tarde desta sexta-feira (23), no distrito de Vila São Paulo, em Jesuítas, após ser acusado de apanhar espécimes da fauna silvestre sem autorização.
De acordo com a ocorrência, por volta das 17h, a equipe policial foi acionada e se deslocou até a localidade, onde conversou com o solicitante. Ele relatou que um homem teria ido até seu estabelecimento comercial, um bar, e retirado três filhotes de canário-da-terra que estavam em um ninho aberto, sem qualquer tipo de proteção ou restrição. A ação foi registrada por câmeras de segurança do próprio estabelecimento.
Em diligências, os policiais localizaram o suspeito em sua residência. Questionado, ele confirmou que havia pegado os filhotes, alegando que dois teriam voado e que um chegou a ser devolvido, mas também acabou alçando voo posteriormente.
Durante a averiguação na parte externa do imóvel, a equipe encontrou duas gaiolas, contendo um canário-da-terra e um sabiá, ambos sem documentação ambiental. O homem afirmou que as aves haviam sido retiradas da natureza, caracterizando infração ambiental.
Diante dos fatos, o indivíduo foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Formosa do Oeste, juntamente com os animais apreendidos, para os procedimentos legais cabíveis. O caso também foi repassado aos órgãos competentes para as demais providências.
A captura, manutenção ou retirada de animais silvestres da natureza sem autorização é crime ambiental, previsto em lei, sujeito a penalidades administrativas e criminais.