A Polícia Civil investiga o caso em que homem morreu após um surto que resultou em uma intervenção policial na madrugada deste sábado (11), na praia artificial do Balneário de Santa Helena.
Conforme informações repassadas pela Polícia Militar, uma equipe foi acionada até o local onde o homem estaria em surto, danificando veículos, a estrutura do espaço e também atirando pedras contra pessoas. Na chegada, os policias constaram que vigilantes tentavam conter o homem, mas ele se desvencilhou desferindo agressões contra os seguranças do local e também contra os policiais militares.
Foi necessário o uso progressivo da força para conter o indivíduo, com uso de instrumentos como o spray de pimenta e também a imobilização do homem, que foi algemado. O Samu foi acionado para prestar atendimento ao homem, que tinha dificuldades para respirar após o surto psicótivo, motivado possivelmente pelo efeito de consumo de drogas. Em meio ao atendimento, ele ficou inconsciente, sendo necessário manobras de reanimação. Mesmo com apoio de uma nova equipe de socorristas, o homem de 24 anos morreu no local.
A Polícia Civil foi acionada junto dos demais órgãos competentes para investigar o caso. O corpo do homem foi encaminhado pelos socorristas do SAMU ao Hospital Michelleto, em Santa Helena, para aguardar a chegada da Polícia Científica do Paraná.
A Polícia Militar instaurou um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar todas as circunstâncias do ocorrido. Após a conclusão, o inquérito será encaminhado ao Ministério Público para apreciação.
A PM emitiu uma nota explicando o caso:
A Polícia Militar do Paraná (PMPR) informa que, na madrugada deste sábado (11),
uma equipe policial militar do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foi acionada para atender uma
ocorrência no Balneário do município de Santa Helena, onde um indivíduo estaria em surto,
danificando veículos, atirando pedras contra pessoas e danificando um telhado no local.
Na chegada da equipe, os policiais constataram que vigilantes tentavam conter o indivíduo, que se desvencilhou e desferiu socos e chutes contra os envolvidos, inclusive contra os policiais militares. A situação levou os policiais militares a empregarem técnicas de uso progressivo da força, iniciando com verbalização e instrumentos de menor poder ofensivo, incluindo o uso de espargidor de pimenta e técnicas de imobilização, o que permitiu o algemamento do indivíduo.
Como o homem aparentava surto psicótico e possível efeito de consumo de drogas, os policiais acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Enquanto monitoravam os sinais vitais do envolvido, este apresentou dificuldades para respirar e, antes da chegada da equipe de socorro, ficou inconsciente. Com a chegada do SAMU, os profissionais realizaram manobras de reanimação, não obtendo sucesso. Uma segunda equipe de socorristas foi acionada, com suporte médico, mas o óbito do homem, de 24 anos, foi constatado no local.
Seguindo os protocolos operacionais, a Polícia Civil foi contatada para o acionamento dos demais órgãos competentes. O corpo foi encaminhado pelos socorristas do SAMU ao Hospital Michelleto, em Santa Helena, para aguardar a chegada da Polícia Científica do Paraná.
A Polícia Militar instaurará um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar todas as circunstâncias do ocorrido. Após a conclusão, o IPM será encaminhado ao Ministério Público para apreciação, reiterando o compromisso da corporação com a transparência e garantindo que os protocolos administrativos e legais sejam rigorosamente seguidos.