Cidade

Hospital Universitário confirma superlotação de UTI pediátrica em Londrina

05 mai 2025 às 12:04

O Hospital Universitário de Londrina confirmou a superlotação de leitos da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) pediátrica nesta segunda-feira (05).


De acordo com informações da assessoria do hospital, os motivos da superlotação são vários, já que a unidade é referência na região norte do estado em diversas áreas como cirurgia pediátrica, nefrologia pediátrica, cardiopediatria, politraumatismo, neurocirurgia e grandes queimados. 


Em abril, o período sazonal para as doenças respiratórias começou e considerando que o hospital é também referência para doenças respiratórias graves, houve várias admissões por bronquiolite viral aguda, síndrome pertussis e outras doenças classificadas como síndrome respiratória aguda grave (SRAG). 


A UTI pediátrica tem ao todo 10 leitos e a UTI neonatal, 20. No momento, 10 pacientes estão internados em leitos da UTI pediátrica e na UTI neonatal, 14. O pronto-socorro pediátrico tem capacidade para 13 pacientes, mas atua com 184% acima do limite, um total de 24 pacientes. Já a enfermaria pediátrica, conta com 27 leitos, sendo 15 ocupados atualmente.