Cidade

Ibiporã inicia desassoreamento do Ribeirão Jacutinga para melhorar abastecimento de água

18 set 2025 às 23:11

O prefeito de Ibiporã assinou na tarde desta quinta-feira a ordem de serviço para o início dos trabalhos de desassoreamento do Ribeirão Jacutinga.


Do alto, é possível observar um banco de areia no meio do ribeirão. Ao longo dos anos, os sedimentos se acumularam no leito do rio, prejudicando a captação de água para o abastecimento de aproximadamente 25 mil unidades consumidoras no município. Com a nova intervenção, a situação deve ser solucionada.

O Ribeirão Jacutinga é responsável por cerca de 60% da água consumida pela população de Ibiporã.


José Maria Ferreira, prefeito de Ibiporã, afirmou que a obra é fundamental para garantir o abastecimento, principalmente durante períodos críticos de falta de água.


Mari de Sá, diretora-presidente da Samae, explicou que a previsão de retirada do material é de cerca de 13 mil metros cúbicos, sendo uma captação importante para ibiporã. A


A última intervenção no local foi realizada em 2021. Com essa obra, a eficiência no abastecimento será mantida e problemas futuros evitados. 


A empresa vencedora da licitação, que já realizou serviços semelhantes em cidades como Fraiburgo (SC), realizará a obra com investimento de R$ 1 milhão pelo município. O desassoreamento trará benefícios econômicos e ambientais para a região.


Mari de Sá disse que cerca de 60% da água de Ibiporã vem do Jacutinga, sendo que 40% vem do aquífero Guarani, e que hoje não falta água no município. 


Após a assinatura da ordem de serviço, representantes da empresa visitaram o local para vistoria. A previsão é que a obra comece em 15 dias, com prazo de conclusão de quatro meses. O objetivo é aumentar a profundidade do lago para cerca de cinco metros, removendo cerca de 13 mil metros cúbicos de sedimentos.


Além dessa ação, a Samae pretende realizar outras obras no município para melhorar o abastecimento, evitando problemas na distribuição de água.