Cidade

Idoso é preso por se passar por policial civil e aplicar golpe de rifa em Londrina

06 out 2025 às 13:05

Um homem de 71 anos foi preso preventivamente em Londrina suspeito de se passar por policial civil e extorquir vítimas para que comprassem uma falsa rifa, cujo prêmio seria uma moto zero quilômetro. Estima-se que o golpe tenha rendido cerca de R$ 700 mil em um ano.


Durante buscas na residência do suspeito, a polícia apreendeu uma camiseta e folheto do sindicato Sindipol, além de um banner da rifa falsa. Segundo o delegado Rafael Pinto, o homem atuava há pelo menos dez anos, abordando comércios uniformizado e exigindo valores de até R$ 500 por suposta colaboração.


As investigações começaram há 45 dias, após denúncias de um comerciante e de um prestador de serviços à Delegacia Cidadã, na zona oeste. Câmeras de segurança registraram o suspeito agindo nos estabelecimentos.


O delegado reforçou que, em caso de negativa de pagamento, o idoso ameaçava e extorquia as vítimas. A Polícia Civil alerta que nenhuma instituição ou sindicato solicita contribuições financeiras, e reforça que golpes dessa natureza serão investigados e punidos.