Cidade

Inflação na Argentina causa impacto para produtores de Cascavel

22 nov 2023 às 12:34

É nesta pequena propriedade no interor de Cascavel, que Genivaldo produz leite com 55 vacas holandesas. É a única fonte de renda da família. Há meses o produtor vem sofrendo com o desequilibrio da balança comercial entre Brasil e Argentina. A inflação no país vizinho, que chegou a 140% nos últimos doze meses, pesou contra os brasileiros. Segundo o produtor, o leite argentino é três vezes mais barato.


Em outubro, o produtor negociou o litro de leite por R$ 2,30. Valor que mal paga as contas. O quilo da ração que dos custa mais de dois reais. Ainda tem outros custos com insumos,  financiamentos do barracao e a conta de luz.


Uma possível recuperação econômica da Argentina não seria benéfica apenas para os vizinhos. Também traria mais competitividade para alguns setores brasileiros, como o leiteiro. Segundo o Ministério da Agricultura, no primeiro semestre deste ano aumentou em 300% a importação de leite argentino por conta dos precos praticados no país vizinho.


O economista lembra que a principal proposta do presidente eleito Javier Milei é adotar o dólar americano como moeda oficial na Argentina, mas isso pode demorar.