Na era digital, as bibliotecas físicas seguem desempenhando papel essencial na formação de leitores e no acesso à cultura. Com o objetivo de fortalecer a alfabetização e incentivar o hábito da leitura desde a infância, o Marista Brasil investiu R$ 400 mil na aquisição de livros para Escolas e Colégios Sociais Maristas do Paraná, por meio do projeto “Educação: O Futuro é Para Todos – Ano 1”, financiado com recursos do FIA.
Quatro unidades receberam mais de 7 mil exemplares, atendendo desde bebês até estudantes do ensino médio. Até o momento, já foram contabilizados mais de 50 mil empréstimos de livros para educandos, professores e membros da comunidade em Cascavel-PR, Londrina-PR, Fazenda Rio Grande-PR e Ponta Grossa-PR.
“Juntas, as Escolas e Colégios Sociais Maristas adquiriram obras que atendem todas as etapas educacionais, despertando o interesse das crianças e fomentando o pensamento crítico e criativo”, destaca Bárbara Hara, Analista de Projetos do Marista Brasil.
Além de enriquecer o currículo escolar, as bibliotecas têm se tornado espaços de integração comunitária. Algumas unidades abrem suas portas para empréstimos de livros, encontros de famílias, rodas de leitura com autores e artistas, e sessões de contação de histórias.
“Esta integração mantém as bibliotecas vivas e com o importante papel de acesso à leitura e cultura dentro das comunidades”, afirma Luiz Fernando da Silva, Diretor do Marista Escola Social Irmão Acácio, em Londrina-PR.
O projeto reforça o compromisso do Marista Brasil em formar leitores, multiplicar conhecimento e valorizar a cultura, garantindo que o acesso à literatura seja uma realidade para milhares de crianças e adolescentes.
Para conhecer e apoiar este e outros projetos incentivados, entre em contato: [email protected]