Nesta quarta-feira (05), foi assinada a ordem de serviço que oficializa o início da construção das novas instalações do CAPS I – Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil de Cascavel. A obra será realizada no mesmo terreno onde se encontrava a estrutura antiga, localizada na Rua José de Sá Cavalcanti, no bairro Claudete, área que já está em processo de demolição.
Ali Haidar, secretário de Saúde de Cascavel, destacou que a unidade atenderá pessoas com transtornos mentais graves ou em uso de substâncias psicoativas, e ressaltou que um dos trabalhos do CAPS é a ressocialização. Além disso, afirmou que o novo espaço será mais adequado para as atividades com as crianças e facilitará a contratação de novos funcionários.
O prefeito Renato Silva afirmou que a obra ajudará no atendimento das pessoas, trazendo mais conforto aos profissionais, pacientes e familiares que frequentam o local.
Com um investimento de R$ 3,7 milhões, o novo espaço contará com 683,74 m² de área construída, oferecendo condições modernizadas para o atendimento de crianças e adolescentes com sofrimento mental grave ou persistente, inclusive nos casos relacionados ao uso de substâncias psicoativas. Entre as instalações previstas estão quatro consultórios, sala de administração, sala para aplicação de medicamentos, quarto coletivo, posto de enfermagem, quatro amplas salas para atividades coletivas, além de dois espaços ao ar livre, recepção para oficinas terapêuticas, horta, quadra e playground.
Durante o período de construção, os pacientes continuarão sendo atendidos em um imóvel alugado pela Prefeitura, garantindo a continuidade dos serviços prestados. A previsão é que a obra seja concluída em 12 meses, proporcionando uma estrutura mais adequada e acolhedora, que deve ampliar a qualidade do atendimento oferecido pelo CAPS I.