Faltando menos de três dias para o fim do prazo, mais de trezentas pessoas se inscreveram para concorrerem ao cargo de conselheiro tutelar em Londrina. Ao todo, serão 25 vagas ocupadas entre 2024 e 2028.
Além dos novos candidatos, quem já ocupa o cargo também pode concorrer a reeleição.
A taxa para a inscrição é de R$75,00. Entre os critérios de seleção, é preciso ter mais de 21 anos, morar no município, ter ensino médio completo e experiência comprovada no trabalho com crianças e adolescentes. o salário é de R$ 5.957,23 e quem for eleito não poderá desenvolver outra atividade enquanto atuar como conselheiro.
Londrina possui cinco unidades do Conselho Tutelar, uma em cada região da cidade. O telefone para atendimento e denuncias é o 125. Os profissionais tem como dever, zelar pelo comprimento dos direitos das crianças e adolescentes, que são vítimas de violência, negligência, maus-tratos e exploração sexual.
As inscrições terminam nesta quarta (19). A lista com os nomes dos candidatos será divulgada no dia 25, terça-feira, e a comprovação dos documentos deverá ser feita até o dia 03 de maio. O processo ocorre como em uma eleição para vereadores: quem participa, pode fazer campanha. A votação será realizada no dia 01 de outubro com o uso de urnas eletrônicas.