Apesar da queda na intenção de compra apontada por pesquisa da Fecomércio, o comércio de Londrina se prepara para atrair consumidores no Dia dos Namorados. Em todo o Paraná, 39,5% dos entrevistados afirmaram que pretendem presentear na data. Na região norte do estado, esse número é um pouco menor: 37%.
Outros 42% dos consumidores da região afirmaram que
não vão comprar nada, enquanto o restante ainda está indeciso. Entre os
principais motivos estão a falta de relacionamento, seguida da decisão
consciente de não gastar (19%), não comemorar a data (17%) e dificuldades
financeiras ou desemprego.
Entre os que pretendem comprar, a pesquisa revelou
uma diferença de comportamento entre os gêneros: os homens demonstraram maior
intenção de presentear, enquanto as mulheres se mostraram mais propensas a
apenas receber os mimos.
O tíquete médio estimado para 2024 é de R$ 197,53.
As categorias mais procuradas continuam sendo roupas, bolsas e calçados,
seguidas por perfumes e cosméticos.
No que diz respeito ao local de compra, a internet
segue como o canal preferido, à frente dos shoppings, que somam 30% das
intenções. O comércio de rua aparece em terceiro lugar. Para tentar reverter
esse cenário, as lojas de Londrina vão funcionar em horário estendido até as
21h na quarta-feira, véspera da data comemorativa.