O interventor nomeado pelo governo paraguaio, Ramón Isidoro Ramírez Caballero, assumiu nesta terça-feira (24) a administração da prefeitura de Ciudad del Este, município na fronteira com Foz do Iguaçu. O afastamento do prefeito Miguel Prieto deve durar inicialmente 60 dias.
Ramírez Caballero tem a missão de conduzir a gestão municipal de forma temporária, garantindo a continuidade dos serviços públicos e conduzindo as investigações relacionadas às suspeitas de corrupção que motivaram a intervenção.
"Assumimos o compromisso como já havíamos dito, de fazer um trabalho sério, um trabalho responsável e técnico. Transparente. Vamos restabelecer o mecanismo de comunicação periódica", disse Caballero.
A posse do interventor foi acompanhada por vereadores, servidores e representantes da equipe do prefeito afastado. Apesar do clima de incerteza, o interventor ressaltou o compromisso com a transparência e a manutenção da normalidade administrativa.
Miguel Prieto, que afirma ser vítima de perseguição política, entregou o cargo temporariamente, mas sua equipe técnica acompanhará todo o processo.
"Aqui estamos com a consciência tranquila. Isso é algo que eu vejo que tínhamos que viver, não é uma tragedia o que está acontecendo. Faz parte do processo de evolução que estamos tendo dentro da democracia. Isto, estou muito convencido de que vai nos fortalecer", disse Prieto.
Ao final do período de intervenção, um relatório será encaminhado ao Congresso paraguaio, que decidirá sobre o retorno de Prieto ou a convocação de novas eleições.