O início da semana no Paraná é marcado pela chegada da primeira massa de ar polar rigorosa do inverno, trazendo temperaturas baixas, chuvas fortes e rajadas de vento intensas em diversas regiões do estado. Em Santa Maria do Oeste, os ventos alcançaram quase 94 km/h durante a madrugada, enquanto em Cascavel as rajadas ultrapassaram 66 km/h no fim da noite de domingo.
Segundo o Simepar, a frente fria que avança pelo Paraná provoca chuvas especialmente nas regiões Oeste, Centro e Sul, além da formação de geada e uma sensação térmica ainda mais baixa que as temperaturas registradas. Nas madrugadas de terça e quarta-feira, as temperaturas devem cair drasticamente, com previsão mínima de 0°C para Curitiba na quarta-feira.
Um fenômeno climático que chama atenção é a “inversão térmica”, quando as temperaturas da manhã são mais altas que as da noite, contrariando a lógica habitual do clima na região.
Com a chegada do inverno, a população já começa a se preparar para o frio. Para melhorar o monitoramento climático, o governo estadual anunciou um investimento superior a R$ 70 milhões em novos radares meteorológicos de última geração, dentro do projeto Monitora Paraná.