Cidade

Jacarés, cobras e lagartixas exóticas são apreendidos em mochilas na tríplice fronteira

20 out 2025 às 12:15

Uma apreensão inusitada chamou atenção das autoridades na tríplice fronteira neste final de semana: jacarés, cobras e lagartixas exóticas foram encontrados dentro de mochilas de um passageiro brasileiro em um táxi paraguaio.


Entre os animais vivos estavam dez lagartixas-de-crista, doze jacarés, uma sucuri e uma píton. O homem afirmou que comprou os animais no Paraguai para revenda ilegal em São Paulo e que já havia realizado transporte semelhante anteriormente. No mercado clandestino, cada lagartixa poderia ser vendida por até R$ 600, enquanto a píton valeria cerca de R$ 3 mil.


O flagrante foi realizado por servidores da Receita Federal, com apoio da Polícia Federal e da Força Nacional, na Ponte Internacional da Amizade. Além da crueldade com os animais, o tráfico de espécies silvestres e exóticas representa ameaça ao equilíbrio ambiental.


Os animais foram encaminhados aos órgãos ambientais, que vão avaliar as condições de saúde e definir o destino adequado. O suspeito deve responder por crime ambiental, sujeito a multa e prisão.