Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Londrina e região

Jardim Monte Carlo recebe primeiro Dia D de Combate à Dengue de 2026

Bairro da zona leste terá, nesta sexta-feira (9) e sábado (10), ações de prevenção, limpeza e controle do mosquito Aedes aegypti
09 jan 2026 às 09:15
Por: Assessoria de Imprensa

Dando continuidade às atividades de controle da dengue e seu mosquito transmissor, o Aedes aegypti, a Prefeitura de Londrina realiza o primeiro Dia D de Combate à Dengue. A ação ocorrerá no Jardim Monte Carlo, situado na região leste, nesta sexta-feira (9) e sábado (10), pois o bairro tem apresentado um alto número de casos notificados da doença.


Na sexta-feira (9), os agentes de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vão percorrer os imóveis situados em algumas ruas do bairro, para orientar os moradores sobre materiais e objetos que são possíveis criadouros do Aedes, e distribuir sacos adequados para os descartes. Esse trabalho inicia às 8h, e o trecho do bairro que será percorrido inclui as ruas Antônio Belasco, Anita Pereira Correa, Elias Kalin Youssef, Antonio Massaro Miyasaki, Leonel de Souza Machado, Marcílio Lucas, entre outras.


No período da tarde, ainda na sexta (9), o caminhão da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) começa o recolhimento dos materiais descartados, percorrendo a mesma área previamente visitada pelos agentes. Não serão retirados entulhos de construção ou peças em madeira, somente itens que possam acumular água, como garrafas, frascos, embalagens e recipientes de plástico ou vidro.


Essa atividade terá continuidade no sábado (10), com limpeza e aplicação de inseticida na área do jardim Monte Carlo abrangida pelo Dia D. Conforme o gerente de Vigilância Ambiental da SMS, Nino Ribas, cerca de 30 agentes de Controle de Endemias serão destacados para a ação. “Recomendamos que a comunidade autorize o acesso dos agentes aos imóveis, inclusive àqueles que normalmente permanecem fechados, possibilitando a vistoria completa, a identificação de focos e a adoção das medidas necessárias para o controle do mosquito. E utilize adequadamente os sacos disponibilizados pelas equipes para a remoção de materiais inservíveis, colocando-os para coleta nos dias e horários orientados, contribuindo para a limpeza e redução de riscos no território”, destacou.


Ribas acrescentou, também, a importância de toda cidade cuidar de seus espaços, impedindo a proliferação do Aedes e, consequentemente, minimizando os riscos de uma epidemia de dengue. “É preciso eliminar diariamente possíveis criadouros do Aedes aegypti, realizando o descarte correto de recipientes que possam acumular água, como pneus, garrafas, latas, baldes, pratos de plantas e demais objetos expostos. Manter caixas d’água, tonéis, cisternas e outros reservatórios sempre tampados e bem vedados, realizando inspeções periódicas para evitar a formação de focos do mosquito. E, ao apresentar sintomas sugestivos de dengue, procurar imediatamente a unidade de saúde de referência, evitando a automedicação, de forma a garantir o manejo adequado do caso e a notificação oportuna, fundamental para as ações de vigilância e controle”, complementou.

Outras notícias

Policial de folga relata abordagem a autor de homicídio em academia de Londrina

Prefeito de Cambé é hospitalizado após acidente de trânsito causado por mal-estar

Homem de 23 anos é assassinado a tiros na região norte de Foz do Iguaçu


Boletim epidemiológico – O relatório preliminar da SMS sobre a situação da dengue em Londrina, referente às primeiras semanas de 2026, aponta que a cidade soma 17 notificações de casos suspeitos da doença, que seguem em análise. Ainda não há registros de casos positivos ou descartados.


No decorrer do ano de 2025, a Prefeitura efetuou 22 ações do Dia D de Combate à dengue, em todas as regiões da cidade. A atividade integra o “Plano de Ação contra a Dengue”, implementado pela SMS no ano passado para reduzir o alto índice de casos e óbitos por dengue, registrados em 2024.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

PM apreende mercadorias paraguaias em operação conjunta na BR-277 em Cascavel

Cidade
Imagem de destaque

Delegacia de Homicídios investiga assassinato no Conjunto José Giordano

Cidade

Residência é furtada enquanto proprietário estava internado em hospital na zona sul

Cidade

Empresa de tecnologia está com inscrições abertas para programa de estágio 2026

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Vítima de homicídio em academia não conhecia autor pessoalmente, afirma delegado

Cidade
Londrina e região

Homem morre e dois policiais ficam feridos em confronto com a Rotam em Jataizinho

Cidade
Londrina e região

Policial de folga relata abordagem a autor de homicídio em academia de Londrina

Cidade
Londrina e região

Suspeitos apresentam versões diferentes sobre assassinato de vendedor de ouro

Cidade
Cascavel e região

Decapitado sem motivo: vítima foi morta aleatoriamente no primeiro homicídio do ano em Cascavel

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 6 | ​​Como o azeite é produzido?

Tá no Pod | BW8 Insight Arena | EP 1 | Empreendedorismo e gestão

Podcast Café Com Edu Granado | EP 46 | Empreendedorismo e Disciplina | Paulo Ferro

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.