Cidade

Julho amarelo: Cascavel reforça ações de prevenção e testagem contra hepatites virais

09 jul 2025 às 12:12

Durante o mês de julho, Cascavel intensifica a campanha “Julho Amarelo”, com ações educativas e oferta de testes rápidos gratuitos para diagnóstico das hepatites virais. Todas as unidades de saúde do município estão mobilizadas na iniciativa, que busca alertar sobre os riscos silenciosos dessas infecções que afetam o fígado e podem evoluir para quadros graves quando não tratadas.


As hepatites virais são causadas pelos vírus A, B, C, D e E. Entre eles, os tipos B e C são os mais comuns e perigosos. A estimativa é de que 400 milhões de pessoas em todo o mundo convivam com infecções crônicas por esses dois vírus. O dado alarmante é que boa parte dos infectados não sabe que tem a doença.


De acordo com a Secretaria de Saúde de Cascavel, entre 2015 e 2025, foram registrados no município mais de 2 mil casos de hepatite B e 700 de hepatite C, sendo os homens com mais de 30 anos o grupo mais atingido. A melhor forma de prevenção é a vacina, disponível gratuitamente em toda a rede municipal, para todas as idades.


Além disso, os testes rápidos para hepatites B e C seguem sendo oferecidos de forma contínua nas UBSs e no Cedip. Em caso de resultado positivo, o paciente é encaminhado para investigação e tratamento. O diagnóstico precoce é fundamental: no caso da hepatite C, o tratamento pode alcançar até 98% de cura; já para a hepatite B, é necessário acompanhamento vitalício.


A transmissão pode ocorrer por diversas formas. Por isso, a orientação é clara: usar preservativos, não compartilhar objetos que tenham contato com sangue (como agulhas, lâminas e alicates) e realizar exames durante o pré-natal, tanto para gestantes quanto para seus parceiros.