Cidade

Justiça arquiva ação contra Beto Lunitti por supostas irregularidades nas obras do Hospital Regional

06 mai 2025 às 12:51

A Justiça Federal arquivou a ação que investigava o ex-prefeito de Toledo e atual assessor executivo da Casa Civil do Paraná, Beto Lunitti, por supostas irregularidades na construção do Hospital Regional de Toledo. A decisão foi comemorada por Lunitti, que esteve acompanhado de sua equipe de advogados.


O caso se referia ao primeiro mandato de Lunitti como prefeito, entre 2013 e 2016, período em que houve a assinatura de aditivos contratuais durante a execução da obra, com base em pareceres técnicos e jurídicos que apontavam necessidade de reequilíbrio financeiro. A investigação suspeitava de superfaturamento.


Uma Comissão Parlamentar de Inquérito analisou o tema em 2017 na Câmara de Vereadores e encaminhou os documentos ao Ministério Público Federal. No entanto, por falta de provas que relacionassem diretamente o ex-prefeito e a então secretária de Saúde às irregularidades, o MPF solicitou o arquivamento da ação, pedido que foi aceito pela Justiça Federal.


O processo ainda tramita na esfera cível, mas a expectativa da defesa é de novo arquivamento. As obras do hospital foram concluídas na segunda gestão de Lunitti, com investimentos de R$ 42 milhões de recursos públicos. Segundo ele, a decisão restabelece a verdade, embora os danos políticos e pessoais tenham sido significativos.