Localizado em Puerto Iguaçu, na Argentina, a apenas 20 minutos de Foz do Iguaçu, La Aripuca é um destino turístico pouco explorado, mas que oferece uma rica experiência de conexão com a natureza. Sem grandes filas na Ponte Tancredo Neves, o visitante pode chegar rapidamente a esse ponto fora das rotas turísticas mais populares, mas que merece ser descoberto.
O nome "Aripuca" vem do termo guarani, que significa uma armadilha utilizada para capturar pequenos animais, e foi escolhido para batizar a grande estrutura de madeira construída no local. Com mais de 500 mil quilos de madeira, a construção tem como objetivo conscientizar sobre a exploração dos recursos naturais e os impactos causados ao meio ambiente.
Além de ser uma réplica da arapuca tradicional, o local conta com uma importante narrativa sobre a história dos povos guaranis, abordando a relação deles com a natureza e o sofrimento provocado pela exploração desenfreada de madeira. No espaço, também é possível adquirir artesanatos produzidos por povos originários, fortalecendo a cultura local.
A entrada custa 25 reais e pode ser paga em moeda brasileira. O atrativo é fácil de ser encontrado em aplicativos de localização como Google Maps e está aberto todos os dias, das 9h às 18h. O passeio é rápido, e cerca de uma hora e meia é suficiente para explorar todo o local. Então, se você tiver um tempinho a mais pela fronteira, La Aripuca é uma ótima opção para uma visita única e enriquecedora.