Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade

Laudo aponta falha em projeto de reservatório rompido em Jataizinho

26 mai 2023 às 10:51
Por: Portal Tarobá

O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Jataizinho divulgou uma nota, expondo o resultado do estudo técnico sobre o que motivou o rompimento de um dos reservatórios de água da cidade no dia 15 de março deste ano. 


O incidente deixou duas famílias desabrigadas. A prefeitura iniciou a perícia para levantar possíveis causas. Após a conclusão das análises, o laudo aponta falha no projeto da obra. O documento apontou que as armaduras indicadas eram insuficientes para o carregamento da estrutura, além de serem menores que as normativas na época. 


Quanto à obra, o laudo aponta que alterações foram feitas na execução e que, aliadas ao uso do concreto de boa resistência, prolongaram a vida útil da estrutura. Segundo o documento, se o projeto fosse seguido na íntegra, a estrutura não suportaria nem mesmo as primeiras cargas. Confira mais detalhes divulgados pela prefeitura: 



1)  Falha no projeto: pois as armaduras indicadas eram muito insuficientes para o carregamento da estrutura, além de serem menores que as normativas da época. Os cobrimentos considerados não atenderam o mínimo normativo para a classe de agressividade da estrutura. Além disso, alguns procedimentos executivos favorecem uma redução ainda maior desses cobrimentos, o que acelerou o processo de corrosão nas armaduras.


2)  Execução do projeto: As alterações feitas na execução em relação ao projeto, juntamente com a utilização de um concreto de boa resistência, prolongaram a vida útil da estrutura. Se o projeto tivesse sido seguido na íntegra, com a tampa desligada da parede, o colapso teria se dado nas primeiras cargas.

Outras notícias

Homem é esfaqueado no pescoço ao tentar impedir ataque do namorado contra a irmã em Toledo

Mulher é morta a facadas após discussão com companheiro em Boa Vista da Aparecida

Confusão em quiosque deixa homem ferido ao ser baleado na Avenida Tancredo Neves em Cascavel


3)  A ruptura do reservatório se deu na ligação da parede colapsada com a laje e as vigas da tampa do reservatório. As armaduras presentes na ligação da parede com a tampa do reservatório estavam em um estado crítico decorrente da corrosão. Essas barras de aço sofreram corrosão durante anos, com diminuição progressiva da seção resistente, até o momento em que a resistência das barras não foi suficiente para resistir aos esforços solicitantes.


4)  Em relação a identificação das ocorrências citadas nos itens anteriores, o laudo faz a constatação da impossibilidade através de vistoria, na identificação das corrosões nas barras de aço bem como identificar os focos de infiltração das estruturas, relacionando tal situação a parede colapsada ao citado no item 1, que foram prolongados conforme exposto no item 2 do laudo emitido. 


O SAAE Jataizinho, esclarece que o município de Jataizinho mantinha convênio com a Fundação Serviços de Saúde Pública (FSESP), órgão do Governo federal vinculado ao Ministério da Saúde. Com atuação na área de saneamento a FSESP mediante convênio atuava na estruturação dos Serviços Municipais de Saneamento (SAAEs, SAMAEs) com a obtenção de recursos a fundo perdido visando a construção de unidades de abastecimento para garantir o abastecimento de água potável à população. 


O reservatório colapsado na data de 15 de março de 2023, foi projeto do setor de engenharia da FSESP e todos os recursos financeiros envolvidos (materiais e serviços) foram despendidos pelo Órgão Federal, sua projeção e construção se deram nos anos de 1.993 e 1.994. Oportuno esclarecer que o Órgão FSESP foi extinto, posteriormente sendo suas atividades transferidas para a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).


O SAAE Jataizinho, vem trabalhando diariamente desde a data do ocorrido,na garantia do pleno fornecimento de água potável e de qualidade a toda a população.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Caminhão tomba após quebra de pino-rei na BR-163, próximo a Capitão Leônidas Marques

Cidade
Imagem de destaque

Homem é preso com quase 160 quilos de maconha e canetas emagrecedoras na BR-277, em Cascavel

Cidade

Mercadorias de contrabando são apreendidas em ônibus na rodoviária de Cascavel

Cidade

Homem condenado a mais de 40 anos por estupro de vulnerável é preso em Nova Aurora

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Moradores da Rua Guaporé denunciam encontros ilegais de carros em posto de gasolina

Cidade
Londrina e região

Alerta vermelho emitido pelo Simepar é inédito em Londrina e região

Cidade
Londrina e região

Prefeitura realiza Recadastramento Imobiliário após 24 anos de defasagem

Cidade
Londrina e região

Operação na CMTU: prefeito de Londrina prioriza auditoria de contrato do transporte coletivo

Cidade
Londrina e região

Polícia procura mulher que se passou por funcionária de vidraçaria e furtou joias de idosa

Podcasts

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.