Cidade

Limpeza pesada: será a hora de fazer uma no seu celular?

28 jun 2024 às 08:31

Conforme os dias passam, acumulamos produtos de variados tipos em casa e uma limpeza pesada periódica é bastante saudável – e até pode ajudar quem precise de roupas e outros artigos de consumo, em eventuais ações beneficentes.

 

Esse “bota fora” é uma prática difundida e tem utilidade inquestionável em abrir espaço e limpar armários… Então, que tal aplicar essa lógica no mundo digital?

 

É difícil encontrar quem não tenha um smartphone hoje em dia e o acesso constante e prolongado à internet, a troca de arquivos e comunicações depende do armazenamento de arquivos – muitos dos quais passamos meses ou anos sem sequer lembrar que existem.

 

Vantagens de uma limpeza pesada de celular

●     Abrir espaço na memória do aparelho

●     Acelerar o desempenho da máquina

●     Verificar aspectos da segurança digital pessoal

●     Aprimorar a privacidade digital

●     Personalizar as configurações para melhor servir ao uso cotidiano

●     Aumentar a vida útil do dispositivo


 

Buscar por atualizações


Todos os celulares dependem de atualizações constantes para funcionar. Essa atividade de busca por versões aprimoradas do sistema operacional costuma acontecer automaticamente, sem chamar a atenção do usuário: há otimizações de funções, correções de erros e de brechas de segurança.

 

Corrigir essas brechas, em especial, é tão ou mais fundamental para proteger um dispositivo com acesso à internet quanto contratar uma VPN no Brasil ou um programa de antivírus.

 

Além do incremento de segurança, uma VPN com quantidade razoável de servidores no Brasil e no mundo oferecerá a vantagem adicional de uma conexão estável e rápida. Essa conexão só poderá ser devidamente aproveitada se seu dispositivo estiver otimizado.

 

Enfim, o primeiro passo numa limpeza pesada é checar se as atualizações automáticas estão sendo realizadas, no menu de Configurações do aparelho. Não deixe de baixar manualmente a versão do sistema mais recente disponível.



Limpeza externa


A maioria de nós usa o celular diariamente e por muitas horas. Muitas pessoas o manuseiam inclusive enquanto usam o banheiro, o que acumula partículas de sujeira, germes e bactérias num aparelho caracterizado pelo uso de um bocal. Então, que tal dedicar um tempinho a limpar fisicamente o aparelho por fora?


Prefira paninhos macios de microfibra (como aqueles encontrados em caixas de óculos) para limpar toda a superfície do aparelho. Retire a capa, lave-a e seque-a. Esfregue o pano no dispositivo suavemente e em movimentos circulares.


Para a tela, há opções de produtos de limpeza anti-germes específicos para eletrônicos, lenços umedecidos com álcool e amônia ou um pouco de água morna com detergente, no caso de sujeiras mais resistentes presas sobre o aparelho. Entretanto, jamais ensope o pano nem a superfície do aparelho com esses líquidos: eles devem apenas umedecer o tecido para a aplicação.


Por fim, cuidadosamente passe um cotonete nas reentrâncias do dispositivo, que acumulam poeira: plugues de fone, entradas USB e afins.



Organizar aplicativos

O uso de celular é diferente daquele de computadores. Pela praticidade, os programas em versão de aplicativo dominaram o uso dos telefones. Portanto, é uma prática comum baixar muito mais coisa do que efetivamente usamos – especialmente no caso de jogos.

 

Assim, um smartphone com anos de uso muito provavelmente tem aplicativos que podem ser dispensados ou reconfigurados.

 

Acesse a seção Configurações do celular e localize a subseção de aplicativos. Nesse momento da organização, há algumas ações importantes a se tomar:

 

●     Identifique o que deve ficar e o que pode ser desinstalado.


●     Verifique se há aplicativos que você não se lembra de ter baixado. Se sim, remova-os imediatamente, pois podem representar risco à segurança.


●     Cheque se os aplicativos que você decidiu manter estão atualizados. Se não, busque manualmente por atualizações na loja de apps, pois programas desatualizados podem ser ineficientes ou abrir brechas de segurança.


●     Desative notificações de aplicativos que não deseja receber e altere o acesso de cada app às suas informações e arquivos pessoais, conforme preferir.

 

Por fim, você pode organizar a disposição visual dos aplicativos na tela inicial do celular. Prefira manter poucos ícones para evitar a poluição visual e selecione os apps mais úteis para seu cotidiano para evitar desviar sua atenção excessivamente. Por exemplo: evite manter os ícones de redes sociais na tela inicial.



Limpe o rolo da câmera


Tipos de mídia diferentes ocupam quantidades variáveis de espaço. Arquivos de texto costumam ser leves, ao passo que fotos e vídeos tendem a ser mais pesados, especialmente quando em alta definição.



Verifique o que está acumulado em seu rolo de câmera.

 

Nem tudo faz sentido manter, certamente, diversos arquivos poderão ser eliminados. Por outro lado, muita coisa pode ser copiada para a nuvem ou para drives externos. Assim, preservam-se sua memória e a do computador.


Enfim, você também pode aproveitar para organizar suas fotos e vídeos em álbuns temáticos, para facilitar buscas e consultas futuras.



Limpar os dados em cache


Os dados em cache são armazenados em celulares e computadores para deixar gravados padrões de uso em navegadores e aplicativos. Eles também se acumulam e podem ser limpos!

 

Nos navegadores, o cache pode ser eliminado na seção de Histórico. Já nos aplicativos, geralmente podem ser encontrados e deletados na seção de configurações. Programas como Spotify e outros podem acumular até mais do que 1 gigabyte em cache, portanto esses podem ser dados muito relevantes para eliminar.