Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Brasil

Londrina confirma mais de 250 novos casos de dengue em boletim semanal

Até o momento, foram registrados 2.746 casos confirmados
22 mai 2025 às 10:53
Por: Portal Tarobá

Londrina registrou 260 novos casos de dengue na última semana, de acordo com o  novo boletim epidemiológico sobre a dengue, divulgado nesta quinta-feira (22). Os dados apontam que, do início do ano até o momento, foram registradas 16.246 notificações relacionadas à doença, das quais 2.746 foram confirmadas e 8.856 descartadas. Outros 4.644 casos seguem em análise e a cidade permanece com cinco óbitos confirmados. O boletim também aponta cinco notificações relacionadas à chikungunya, das quais uma foi confirmada (caso importado), uma descartada, e três estão em análise.


O mapa que apresenta a incidência de casos notificados por área de abrangência das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) apresentou quatro localidades com incidência crescente: União da Vitória, Panissa, Carnascialli e Vivi Xavier. Apontou, ainda, uma localidade com incidência elevada: o distrito de Maravilha, na zona rural. 


As localidades tiveram uma mudança. Na última semana, eram sete com incidência crescente: União da Vitória, Cafezal, Pizza, Panissa, Tókio, Vila Ricardo e Novo Amparo, além do distrito de Maravilha, na zona rural. 


O gerente de Vigilância Ambiental da SMS, Nino Ribas, informou que a SMS, por meio da Vigilância Ambiental, está acompanhando com máxima atenção o avanço dos casos de dengue em algumas regiões da cidade. “Conforme aponta o nosso mapa de monitoramento, as áreas de abrangência das UBS Panissa, Carnascialli, Vivi Xavier e União da Vitória apresentam tendência de crescimento no número de casos notificados. Além disso, o distrito de Maravilha já se encontra em situação de incidência elevada, exigindo medidas mais rigorosas e imediatas. Diante desse cenário, as equipes da Vigilância Ambiental estão intensificando as ações de controle vetorial, com reforço nas visitas domiciliares, eliminação de focos, remoção de criadouros, aplicação de inseticida nas áreas críticas e intensificação das orientações junto à população”, disse.


Ribas reforçou que o combate à dengue é responsabilidade de todos. “A participação da população é fundamental para eliminar qualquer recipiente que acumule água parada, além de colaborar com os agentes durante as vistorias nos imóveis. A Prefeitura de Londrina segue mobilizada e em alerta, com todas as equipes de campo atuando prioritariamente nos territórios mais afetados. Pedimos o apoio da população, pois juntos podemos enfrentar esse cenário e evitar novos casos”, destacou.

Outras notícias

Colisão entre carro e ônibus deixa três feridos em cruzamento no Centro de Londrina

Árvore de grande porte cai sobre casa em Londrina e família pede ajuda

Suspeito de homicídio no Conjunto Cafezal se apresenta à polícia e presta depoimento


A Secretaria de Saúde segue intensificando as ações técnicas de combate à dengue, implementando estratégias baseadas em dados e tecnologia para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Entre elas estão: monitoramento e controle vetorial; instalação de ovitrampas (foram instaladas 1.100 armadilhas em imóveis na área rural e urbana para monitorar a presença de ovos do mosquito, permitindo intervenções rápidas em áreas com alta infestação); nebulização e borrifação, com a utilização de Ultra Baixo Volume (UBV) costal e borrifação intradomiciliar com inseticidas em locais com alta concentração de casos, como terminais rodoviários e UBSs.


Também tem sido feito o georreferenciamento, que é o mapeamento de casos e focos do mosquito para direcionar as ações de forma mais eficiente; o monitoramento de possíveis criadouros do vetor Aedes aegypti, com uso de drone em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL); além da mobilização comunitária, que inclui: distribuição de sacos plásticos verdes, em bairros com alta incidência de dengue para coleta de objetos inservíveis que possam servir de criadouros, e campanhas educativas, em escolas, comércios e locais de grande circulação para sensibilizar a população sobre práticas preventivas.

Disque-dengue – A população pode colaborar denunciando possíveis focos do mosquito pelo Disque Dengue, no número 0800-400-1893, disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo site: https://sisvas.londrina.pr.gov.br/index.php/denuncias.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

UBS Bandeirantes é arrombada e criminosos levam cinco computadores

Cidade
Imagem de destaque

Ônibus de transporte coletivo atola em rua sem asfalto na zona norte de Londrina

Cidade

Prazo final do Programa REFIC encerra nesta segunda-feira em Cascavel

Cidade

Mãe e filha ficam feridas em batida entre dois carros no bairro Neva

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Casal é encontrado morto em terreno de associação no bairro Maria Luiza, em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Advogada que salvou família de incêndio em Cascavel acorda após quase dois meses em coma

Cidade
Londrina e região

Semana terá chuvas e variação de temperaturas em Londrina; confira a previsão

Cidade
Londrina e região

Criminoso invade casa, atira em quatro pessoas e mata duas em Ibiporã

Cidade
Cascavel e região

Homem quebra vidraça do Fórum de Cascavel e pede para ser preso alegando ameaça de morte

Podcasts

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.