Todos os locais
Todos os locais
Cidade

Londrina é a segunda cidade com mais mortes em confrontos no Paraná

12 set 2023 às 11:32
Por: Redação Tarobá News com Assessoria de Imprensa

O balanço de mortes registradas em confrontos com forças estatais de segurança no Paraná indicou Londrina como a segunda cidade com maior registro de óbitos em ações no Paraná, no primeiro semestre deste ano, com 16 registros. 


A cidade ficou atrás apenas de Curitibam que registrou 33 casos. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (12) pelo Ministério Público do Paraná, por meio da Coordenação Estadual do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado). 


Conforme o levantamento realizado pelo órgão – que tem entre suas funções o controle externo da atividade policial –, foram 158 mortes no período, sendo 156 resultantes de confrontos com policiais militares e duas com guardas municipais. Não houve registro de morte causada por policiais civis.


Os números representam uma queda expressiva no total de mortes, tanto em comparação com o segundo semestre de 2022 (-32,5%) quanto na comparação com o primeiro semestre do ano passado (-37,8%).


Estratégia – O controle estatístico das mortes em confrontos policiais pelo Gaeco faz parte de estratégia institucional de atuação do MPPR com o objetivo de contribuir para a diminuição da violência das abordagens conduzidas pela polícia. As iniciativas do Ministério Público com esse intuito são constantemente discutidas com representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública, da Polícia Civil e da Polícia Militar e outros integrantes do MPPR.

Outras notícias

IML busca por familiares de dois indivíduos que morreram em Cascavel

Obra de restauração de rodovia em concreto entre Palmas e Clevelândia chega a 75%

Câmeras registram caminhão derrubando poste na Avenida Carlos Gomes


Nesse contexto, o Ministério Público do Paraná, a exemplo dos demais MPs do Brasil, aderiu ao programa nacional “O MP no enfrentamento à morte decorrente de intervenção policial”, instituído pelo Conselho Nacional do Ministério Público, por meio da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança. A iniciativa do CNMP busca assegurar a correta apuração das mortes de civis em confrontos com policiais e guardas municipais, garantindo que toda ação do Estado que resulte em morte seja investigada.


Recortes – Houve registros de mortes de civis em confronto em 50 cidades paranaenses. No topo da lista estão Curitiba (33 casos), Londrina (16), Apucarana (8), Foz do Iguaçu (7), Cambé (6), Piraquara (6), São José dos Pinhais (5), Ponta Grossa (4) e Terra Boa (4). Outros oito municípios tiveram três mortes cada, 11 registraram duas mortes e mais 22 contabilizaram um caso cada.


Quanto à cor das vítimas, 79 eram pardas (50%), 7 eram negras (4,4%) e 72, brancas (45,6%). Em relação à faixa etária, 12 vítimas (7,6%) tinham entre 13 e 17 anos; 87 (55,1%), entre 18 e 29 anos; 56 (35,4%), entre 30 e 59 e 3 (1,9%) tinham 60 anos ou mais. Seguem ao final do texto tabelas comparativas com os dados totais desde 2015 e com o número de casos por cidade.

 

Veja também

Relacionadas

Cidade
Reformas podem ser feitas nos túmulos

Cascavelenses têm até o dia 20 de outubro para reformas em túmulos nos cemitérios

Cidade
Carga foi apreendida pela PRF em fiscalização

PRF apreende caminhão com milhares de cigarros eletrônicos em São Miguel do Iguaçu

Cidade

Chuva de granizo deixa estragos em mais de 100 residências em Foz do Iguaçu

Cidade

Polícia Militar apreende cerca de R$ 140 mil em placas de jazigo furtadas em Rolândia

Mais Lidas

ELEIÇÕES 2024
Londrina e região

Veja a lista com os 19 vereadores eleitos em Londrina para a legislatura 2025

Cidade
Londrina e região

Seis jovens ficam perdidos em mata após passeio em cachoeira na zona sul de Londrina

Cidade
Londrina e região

PCPR identifica corpo que foi encontrado carbonizado na zona norte de Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem de 30 anos morre em acidente com motocicleta na Avenida Leste-Oeste

Cidade
Londrina e região

Homem com tornozeleira eletrônica é assassinado na zona norte de Londrina

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.