Londrina, no Paraná, foi oficialmente declarada a detentora do título de Maior Papai Noel do Mundo pelo Guinness World Records nesta sexta-feira, 5 de dezembro de 2025. O anúncio oficial da homologação ocorreu durante uma cerimônia festiva realizada no Lago Igapó.
O Papai Noel gigante de Londrina possui mais de 27 metros de altura, pesa 15 toneladas e é iluminado por cerca de 450 mil lâmpadas de LED.
Instalação e Evento
A montagem da estrutura, que ficou sob responsabilidade da empresa Ativa Luzes, vencedora da licitação, teve início em 21 de novembro. Para sustentar o gigante de 27 metros, o Papai Noel foi instalado sobre balsas flutuantes, presas a quatro âncoras fixadas no fundo do lago.
O evento de homologação do recorde contou com shows dos grupos Bona Trio e Black Divas. O ponto alto da noite foi o anúncio feito pela juíza do Guinness Book, a mexicana Susana Reyes, que validou oficialmente o recorde. Após o anúncio, a Prefeitura programou um show de luzes na estrutura do Papai Noel.
Sobre o Guinness World Records
O Guinness World Records é reconhecido como a autoridade máxima em conquistas de recordes. O projeto teve origem na Irlanda no início da década de 1950 com a ideia de compilar um livro de fatos e dados para resolver discussões. Quatro anos depois, em 1954, o livro foi lançado, tornando-se um dos maiores best-sellers de todos os tempos e uma marca global, com escritórios em Londres, Nova Iorque, Pequim, Tóquio e Dubai. Ao longo de quase 70 anos, o livro já reconheceu mais de 58.000 recordes em sua base de dados.