Cidade

Londrina ganha nova sede do Consulado Honorário da Alemanha no Paraná

08 fev 2024 às 22:14

Com o intuito de fortalecer a representação alemã em toda a região norte do Paraná, entre outras áreas de alcance no estado, o Consulado Honorário da Alemanha agora passa a ter Londrina como nova casa. A sede da instituição diplomática, cuja base ficava em Rolândia, está sendo transferida para Londrina, a fim de proporcionar mais visibilidade, agilidade e facilidade de acesso aos cidadãos que precisam dos serviços prestados neste polo. Com a novidade, a cidade torna-se uma das referências oficiais da Alemanha no Paraná, onde a capital Curitiba também possui um Consulado Honorário do país europeu.


A notícia foi divulgada ontem (7), quando o novo cônsul-honorário da Alemanha em Londrina, Ricardo Neukirchner, tomou posse do cargo oficialmente, em solenidade realizada na sede da Sociedade Rural do Paraná (SRP), no Parque de Exposições Ney Braga. O titular nomeado substitui Adrian von Treuenfel, que comandou o Consulado Alemão em Rolândia por 23 anos, na instituição que funcionou na cidade por mais de seis décadas.


A cerimônia contou com a presença, entre outras autoridades locais, da cônsul-geral da Alemanha em São Paulo, Martina Hackelberg. O secretário municipal de Governo de Londrina, João Luiz Esteves, representou o prefeito Marcelo Belinati, que viajou a trabalho. Também participaram o cônsul-honorário da Alemanha em Curitiba, Andreas Hoffrichter, o ex-cônsul honorário da Alemanha em Rolândia, Adrian von Treuenfel, o prefeito de Rolândia, Aílton Maistro, e o presidente da Sociedade Rural do Paraná, Marcelo Janene El-Kadre.


Nessa semana, Ricardo Neukirchner esteve com o prefeito de Londrina em visita à sede administrativa municipal. Uma Carta de Intenções foi assinada entre o Município, o Consulado-Geral da Alemanha em São Paulo e o Consulado do Norte do Paraná, em transferência para Londrina. Por meio do documento, as partes manifestam oficialmente a intenção de estabelecer bases para futuras parcerias cooperativas e projetos em comum, visando atrair negócios e mobilizar instituições de ensino e empresas. Ainda prevê a troca de experiências e articulações para áreas diversas como educação, cultura, economia, turismo, agronegócio, lazer e outras.


Neukirchner enfatizou que trazer o Consulado Honorário da Alemanha para Londrina gera acesso mais fácil a serviços, possibilidades de interações entre diferentes atores, realça a marca da instituição, traz mais visibilidade ao órgão e estimula relações de negócio na região. “A intenção é aprimorar o fluxo e presença do Consulado, tendo a força e nome de Londrina como formas de impulsionar ações produtivas para a cidade como um todo. Esse trabalho cria diferentes potencialidades para costurar parcerias, mostrar à população o papel da instituição, trazer comitivas de empresários brasileiros e estrangeiros para conhecer nossa região, incentivando o desenvolvimento. A Carta de Intenções é um primeiro passo nesse processo, criando uma via inicial de duas mãos entre a Prefeitura e o Consulado, ramal que poderá agregar outros componentes”, destacou ele.


O escritório da unidade do Consulado Honorário da Alemanha em Londrina ficará instalado na área administrativa da sede da Sociedade Rural do Paraná, nas dependências do Parque de Exposições Governador Ney Braga. O espaço começará a funcionar oficialmente após o término da 62ª ExpoLondrina, entre o final de abril e o início de maio deste ano. Nesse ínterim, a unidade em Rolândia segue funcionando, na avenida Expedicionários, 342, Centro, Rolândia.