As ações de vandalismo responderam por 6% do total de abertura de solicitações feitas pela população londrinense aos serviços da Londrina Iluminação (LI) no primeiro mês do ano. Das 855 chamadas realizadas em janeiro, 51 envolveram furto de materiais, como cabos e fios da rede, e quebra de luminárias.
O índice preocupa, pois é uma situação que, além de gerar prejuízos ao erário municipal, atrasa o cronograma de atendimento das equipes de operação em todas as regiões da cidade.
A LI tem traçado estratégias de segurança com a Secretaria de Defesa Social e o comando da Polícia Militar em Londrina para coibir essas ações criminosas.
“Ano passado houve muita incidência de roubo de cabos e isso prejudica diretamente a população e também o cofre público, de modo que estamos em um trabalho intenso para redução desse percentual de roubos. Estamos no caminho, a ideia é que a gente consiga chegar a perto de zero”, afirma o presidente da companhia, Renan Salvador.
O balanço de janeiro aponta ainda que 120 chamados foram abertos pelas próprias equipes operacionais da LI, por meio das rondas diárias realizadas em todos os pontos da cidade, a fim de que sejam identificados problemas relacionados à manutenção ornamental e viária, como as condições de postes e luminárias, e lâmpadas apagadas quando não há luminosidade natural ou acesas em pleno dia.
“As rondas próprias nos permitem fazer um trabalho proativo e não apenas reativo”, destaca o diretor de Operações, Vitor Horita.
Outras 22 solicitações feitas pela população foram de serviços que não dependiam apenas da LI por envolverem a falta de rede de baixa tensão no local. “Nesses casos, há outros trâmites a serem seguidos porque dependemos da atuação da Copel”, explica.
CANAIS DE ATENDIMENTO
A grande maioria das demandas (714) foi aberta diretamente pelos próprios cidadãos nos canais de atendimento da Londrina Iluminação, que são o site (www.londrinailuminacao.com.br), o aplicativo (Londrina Iluminação, disponível nas versões IOS e Android) e a discagem gratuita pelo 0800-4004343 (das 8h às 20h).
O presidente da LI, Renan Salvador, reforça a importância de a comunidade criar o hábito de recorrer aos canais de atendimento da companhia quando tiver algum problema relacionado à iluminação pública.
“Isso reforça a proximidade da Londrina Iluminação com o cidadão, pois a responsabilidade da companhia é atendê-lo e deixá-lo confortável e com segurança perante a iluminação pública. E aproveito para reforçar que a população continue usando os nossos canais de atendimento para fazer a abertura do chamado. Temos um prazo de cinco dias úteis para prestar o atendimento, mas nossas equipes operacionais têm conseguido atender as ocorrências em até 48 horas”.